Tokyo se prepara para potencial infestação de ratos com o fechamento do mercado de peixes de Tsukiji

O dia da mudança do mercado de peixes Tsukiji já ocorreu e foram levadas todas pessoas e peixes. Agora, são os ratos que estão procurando por um novo lar. Dá uma conferida!

Leia também:

Mercado de peixes Tsukiji

No sábado passado, a seção atacadista do mercado de peixe de Tsukiji, em Tokyo, fechou de vez. Isso encerra um legado de 83 anos de frutos do mar no local que ganhou fama mundial.

Portanto, no fim de semana, os mercadores se mudaram para o novíssimo mercado de peixe Toyosu, localizado mais longe do centro da cidade. E em 11 de outubro começou a demolição dos edifícios do Mercado de Tsukiji .

▼ O Mercado Interno de Tsukiji, agora vazio.

Mas enquanto as pessoas e os peixes já saíram do Mercado Interno de Tsukiji, há outra espécie que os especialistas esperam que ainda esteja no prédio: os ratos.

Devido ao tamanho e complexidade dos edifícios, os especialistas dizem que são incapazes de estimar quantos ratos existem no mercado.

Muitas armadilhas

No entanto, ao prepararem para a mudança para Toyosu, os administradores começaram a colocar armadilhas e veneno de rato nas instalações. Desde o início do ano até o momento, portanto, capturam cerca de 1.700 roedores.

Com o início do trabalho de demolição, as equipes instalaram cerca de 400 caixas de captura e também colocaram cercas de arame ao redor do local. Deste modo, esperam evitar que os intrusos escapem para a vizinhança.

Os trabalhadores também estão removendo linhas elétricas e cabos aéreos do mercado. Pois eles servem como passagens, para os ratos pretos leves que vivem nos prédios.

Assim como, foram colocadas redes sobre as aberturas de drenagem de água, já que os ratos marrons maiores (que podem crescer até 30 centímetros), que também vivem no mercado, são excelentes nadadores.

Mas, os especialistas dizem que, mesmo com tais precauções será difícil bloquear todos os ratos que tentam escapar do bloqueio.

Isso, portanto, é particularmente preocupante para os restaurantes e lojas de comida do Tsukiji Outer Market, aberto ao público, e ainda em atividade. Como pode ser visto na foto abaixo, à direita.

Crescimento rápido

Mesmo uma pequena infestação pode rapidamente crescer, já que ratos pretos e marrons podem dar à luz cinco ou seis vezes por ano, com ninhadas de 10 filhotes. Além do mais, esses ratos podem estar prontos para acasalar em menos de três meses.

Assim, apesar dos esforços das equipes de demolição para evitar a fuga de qualquer rato, restaurantes e comerciantes do Outer Market estão reforçando suas próprias defesas.

Então, estão instalando armadilhas, colocando redes sobre as saídas de ar e substituindo suas venezianas por modelos mais resistentes.

Armadilhas adesivas também foram distribuídas para os moradores das casas próximas ao mercado. Além de caixas de coleta do controle de animais e informações sobre os riscos de contágios.

Além disso, os animais podem mastigar a fiação elétrica, o que aumenta o risco de apagões e incêndios. O que aumenta ainda mais as preocupações dos comerciantes e donos de restaurantes próximos, pois o bairro se encontra em uma posição de perda de prestígio agora que o famoso mercado se foi.

Fontes: NHK News Web via Hachima Kiko via SoraNews24
Imagem superior: Wikipedia / Kilessan

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link