Akiya: Japão enfrenta problema com casas abandonadas, por isso os preços são mais baixos

O fenômeno de casas abandonadas (Akiya) acontece principalmente em áreas rurais do Japão. Porém, está se espalhando para as áreas suburbanas e algumas cidades.

Entre os motivos para ir embora da cidade natal, estão ficar mais perto do trabalho, casas com lembranças de entes queridos, entre outros. Por isso, o país sofre um grande problema que tem impactos sociais, demográficos e econômicos.

Akiya

Akiya
Casa em Yato, Yokosuka.

Esse é o termo usado para as casas vazias e abandonadas. Muitos sites akiya existem no Japão e são gerenciados pelo governo e comunidades para tentar resolver esse problema.

Segundo dados do Ministro de Assuntos Internos e Comunicação, em 2013 existiam mais de oito milhões casas abandonadas. Até 2033 a proporção crescerá entre 20% a 30%. Por exemplo, Kagoshima, Kochi e Wakayama já tem 10% de suas casas abandonadas.

Incentivos

Por isso, as condições desse tipo de casa são mais em conta por conta da urgência dos donos em se livrar da propriedade. Muitas casas são velhas e por isso alguns oferecem subsídios para reforma, a exemplo de Nagano e Tochigi.

Outros locais, oferecem diferentes tipos de incentivos. Um dos exemplos é Yokosuka, que ofereceu a casas a estudantes com preços de aluguel bem baixos (U$ 70). Em troca, os jovens deveriam ajudar a comunidade e os idosos da região.

Portanto, para quem mora no Japão, tem possibilidades em se mudar para áreas mais afastadas e está cansado de apartamentos, as casas akiya são uma boa opção.

Porém, deve-se considerar que se a área escolhida tiver muitas dessas casas, o valor de mercado dos imóveis na região também serão baixos. E isso pode ser um problema a longo-prazo no caso de compra.

Para encontrar essas casas, é preciso consultar os sites akiya com listas nas prefeituras. O aconselhável será contratar um especialista e um corretor de imóveis para acompanhar as visitas. Já que muitas estão abandonadas há muitos anos, tendo sofrido com o tempo.

Será preciso checar também as condições de elegibilidade que podem variar de local para local.

Muitas famílias trocam o aluguel de apartamentos caros nos grandes centros por casas akiya a preços mais consideráveis. Ás vezes pode sair até mais barato comprar o imóvel.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Comentários

Copy link