Planejar uma viagem internacional envolve muitos detalhes burocráticos e longos. Se você já decidiu que seu destino é viajar ao Japão, saiba informações valiosas.
Visa
Se deseja ficar mais de três meses no Japão, seja a trabalho ou educação, irá precisar de um visa especial. Se a intenção é ir a turismo, existe um de 90 dias.
Os brasileiros podem tirar o de uma entrada, dupla ou múltiplas entradas, com a finalidade curta permanência, segundo informações da embaixada japonesa.
Leia também
Valores
O visto de uma entrada custa R$ 107,00 e de múltiplas entradas R$ 214,00 (atualizado em 05/10/2020). Valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Caso você tenha dupla cidadania, saiba que cidadãos de 68 países são isentos de tirar visto para ir ao Japão. Entre eles Estados Unidos, Chile, Argentina, México, Canadá, Itália e mais.
Se quiser conferir a lista completa, clique aqui.
No momento, a emissão de vistos foi interrompida devido a pandemia do COVID-19, mas a boa notícia é que, em circunstâncias normais, o visto costuma sair rápido, em cerca de cinco dias úteis. Antes de tirar o visto, já esteja com as passagens compradas e as reservas feitas.
Afinal, entre as documentações exigidas, eles também pedem provas que você tem condições financeiras para se manter durante a viagem.
Além disso, eles pedem detalhes do cronograma, com locais onde ficará, atividades e etc.
Dica
Para aumentar o turismo em Fukushima, o governo japonês está isentando a taxa do visa para quem provar através de reservas de hotel, de passagem, ingressos, que pretende passar pela região. Válido até 31 de março de 2021.
Procedimentos no aeroporto
Formulário para quarentena
Normalmente você receberá um formulário para informar seu estado de saúde no avião, caso você não tenha nenhum sintoma como febre ou mal-estar será liberado.
Caso você apresente algum sintoma poderá ficar em isolado em quarentena até que os sintomas passem.
Leia também
- Conheça 5 imprevistos que podem acontecer em sua viagem ao Japão e como resolvê-los
- Quanto custa uma viagem de turismo ao Japão?
Imigração
Quando chegar ao balcão de imigração uma fotografia será registrada junto com as impressões digitais. Quatro perguntas serão feitas.
1. Para onde está indo;
2. Quanto tempo pretende ficar no Japão;
3. Onde ficará hospedado (endereço e confirmação de pagamento);
4. Se já comprou as passagens de volta;
Animais de estimação
Quem vai ao Japão e quer levar seu melhor amigo, o procedimento é um pouco mais complicado e exige um planejamento prévio. Aliás, já falamos sobre isso aqui. Portanto, se não viu, leia também:
O que fazer para levar o seu pet ao Japão
Alfândega
O que é permitido levar na bagagem em sua viagem a Japão
Antes de chegar no Japão você receberá um formulário da alfândega japonesa disponível em vários idiomas.
Nesse formulário declare o que há na sua mala com metais para a inspeção, depois de liberado é só aproveitar sua estadia.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.
Fontes: Japan National Tourism Organization, embaixada geral do Japão, Matcha, Ministry of Foreign Affairs of Japan.