Os descontos Black Friday no Japão existem ou funcionam?

No Brasil, faz apenas alguns anos desde que os descontos do Black Friday chegaram, assim como adesão de várias lojas.

Junto, muita polêmica com práticas nada legais, como mascaramento de preços e outros golpes. Ainda assim, algumas realmente se comprometem e com muita pesquisa é possível achar descontos bons. Afinal, o evento movimentou R$ 2, 1 bilhões em 2017.

Por isso, muita gente tem curiosidade em saber se existe ou se funciona Black Friday no Japão. Afinal, a influência americana é forte desde o fim da Segunda Guerra.

Black Friday no Japão

Existem lojas do Japão que usam o nome Black Friday na hora de oferecer descontos nessa época do ano, mas eles não seguem exatamente a proposta do evento de mega liquidação.

Os descontos são tímidos e com poucas lojas físicas participando. Ainda assim, podem ter algumas que realmente ofereçam descontos Black Friday, mas ainda não na escala que conhecemos.

Segundo o Asian Nikkei, a rede AEON ofertou vários descontos de mega liquidação em 2016 e teve um crescimento em 20% em suas vendas e formação de filas enormes.

Por isso, a tradição continua em 2018 e os produtos com descontos de até 50% serão vistos no feriado do dia do trabalho (23 de novembro). A Rakuten também promete deixar disponível descontos do evento e promoções diárias.

Além disso, temos um exemplo que pode indicar que daqui a alguns anos esse evento cresça ainda mais e funcione. O Halloween era uma data comemorativa sem apelos comerciais, as pessoas não se fantasiavam ou compravam doces.

Hoje, é uma data que atrai mais de um milhão de pessoas em Shibuya em um festival aberto em que os japoneses se fantasiam. Além disso, as fábricas de doces lançam produtos temáticos, existe uma publicidade grande e muitas vendas.

Além disso, no mês de novembro a atenção está toda voltada ao ano novo, já que o natal não é uma data forte no país. Além de não ser feriado, as tradições da ceia e de troca de presentes não existem.

A data tem um apelo mais romântico, o frango frito do KFC é a comida tradicional e um bolo especial é encomedado.

Portanto, pelo menos, por enquanto o Black Friday não seja um atrativo tão bom para fazer compras. Porém, se quiser aproveitar descontos nessa época do ano, muita loja faz promoção de fukubukuro.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Black Friday no Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link