Fukubukuro surgiu pela primeira vez no final da era Meiji na loja de departamentos Matsuya em Ginza. Porém, só se tornou popular a partir de 2004.
Normalmente, os ocidentais costumam comprar presentes para si e para outros em datas comemorativas, como Natal ou Black Friday.
Mas, diferente de países como o Brasil e os EUA, por exemplo, a tradição religiosa do Japão é baseada no shinto e no budismo.
Por isso, a data de produtos com bons descontos em terras nipônicas é durante o Hatsuuri, celebração do ano novo entre os dias 1º e 3º de janeiro.
Sacola da sorte
A fukubukuro também é conhecida como sacola da sorte e pode ser muito divertido achar uma com produtos legais.
Afinal, podemos encontrar qualquer coisa nas fukubukuro. Eles fazem kits com itens sortidos, de acordo com o seguimento da loja.
Então, as sacolas são vendidas a preço único e promocional. Tudo dependerá da especialidade e da qualidade dos produtos.
Há sacolas de 300, 3.000, 70.000 ienes, e por aí vai. Os descontos dos produtos dentro da sacola podem ser de até 50% ou mais também.
Por isso, vale a pena. Por exemplo, uma sacola que custa 10,000 ienes pode chegar a ter o dobro do valor de mercado dentro.
Portanto, a parte da sorte fica por conta de não saber exatamente quais produtos estarão dentro e não pelos descontos.
Embora não seja possível escolher quais itens você comprará, pode ser muito divertido e até mesmo surpreendente.
Muitos estrangeiros amam o período das fukubukuro por ser barato e descobrir produtos ou outras coisas que normalmente não optariam por comprar.
Leia também
Brechó no Japão: conheça lojas de roupas usadas que valem a pena visitar
Os descontos Black Friday no Japão existem ou funcionam?
Saiba o básico sobre Tax-Free Shopping no Japão
Quando chega a época certa, o sentimento é de comoção. Quase todo mundo deseja achar uma sacola cheia de produtos bacanas de sua loja ou marca favorita. De Ginza a Harajuku e todos os locais.
No primeiro dia, as pessoas já acordam cedo, pois as melhores fukubukuros acabam nas primeiras horas do dia e isso significa filas e muita gente na frente das lojas.
Ainda será possível achar fukubukuro de tudo. Desde roupas, comidas, cosméticos, eletrônicos e mais. Em 2014, a loja da Apple fez sacolas de 36,000 ienes e algumas tinham um MacBook Air, iPads, iPods e acessórios.
Tenha em mente que o dia pode ser caótico, mas os japoneses são educados e as filas costumam funcionar. Portanto, o ano novo é uma ótima data para fazer compras no Japão e buscar por fukubukuro.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.