Pecha Kucha ajuda a montar apresentações mais interessantes

Reuniões de trabalho e apresentações de projetos costumam ser algo demorado e tedioso. No geral, todos sofrem, mas com a técnica pecha kucha isso pode acabar.

Uma apresentação é sempre um grande desafio. Afinal, ele precisa conquistar a atenção, passar o conteúdo e fixar as informações.

Nem todos os assuntos são interessantes ou despertam curiosidade, por isso, a proposta do pecha kucha é reduzir, simplificar e ser o mais claro possível.

Pecha Kucha

Foi criada pelos arquitetos Mark Dytham e Astrid Klein para uma apresentação em Tóquio. O termo pechakucha em japonês é uma expressão comum para conversa ou bate-papo.

Cientes dos costumes dos arquitetos ao falar sobre seus projetos, desenvolveram uma técnica para reduzir o tempo da apresentação. Além de não deixar nenhum detalhe importante de fora.

A técnica de apresentação pecha kucha tem o formato 20×20. Isso é, o apresentador terá 20 slides para apresentar e 20 segundos para comentar sobre cada um.

Esse formato limita o tempo de fala em seis minutos e quarenta segundos. Além disso, esse formato dispensa as trocas de slides que são programados para trocarem após 20 segundos.

Leia também

Marie Kondo: conheça a guru da organização no Japão e aprenda técnicas infalíveis

Estrassado? Experimente está técnica japonesa para relaxar em 5 minutos

É esquecido ao extremo? Poka-yokee nunca mais tenha esse problema

A técnica

Embora não haja segredos, a prática pode ser mais complicada do que parece. Para conseguir transmitir informação e conhecimento em 20 segundos exige uma profunda reflexão no uso das palavras.

E isso independe da profissão ou escolaridade. É necessário aprender a ser o mais direto possível com poucas palavras de forma clara e coesa.

Naturalmente alguns assuntos são mais simples de articular do que outras. Porém, o objetivo do pecha kucha é pensar e falar sem excessos.

Pode-se dizer que é uma maneira de apresentação minimalista que torna o discurso mais polido e acessível ao ouvinte.

Se isso não parece ser complicado o suficiente, considere ter que discursar para uma plateia em menos de sete minutos.

O modelo pecha kucha de apresentação é consideravelmente tenso e um constante desafio para os palestrantes.

Sucesso do Pecha Kucha

Inicialmente a apresentação Pecha Kucha Night que aconteceu em Tóquio em 2003 era para ser um evento único.

Porém, o projeto foi muito bem aceito e expandido. Atualmente, as apresentações 20×20 já percorreram 800 cidades no mundo.

Muitas apresentações foram realizadas em ambientes totalmente diferentes, como restaurantes, bares, festas, igrejas e universidades.

Hoje, o pecha kucha é uma rede internacional e oferece suporte a mais de mil cidades para promover palestras 20×20.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter!

Pecha Kucha
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link