Quanto um cidadão japonês gasta em média com saúde no Japão?

Quando se compara a saúde no Japão com outros países industrializados, o cidadão japonês quase gasta quase duas vezes menos com custos médicos anuais em comparação com os americanos.

Porém, dependendo do procedimento, os valores podem ser dez vezes menor. Por exemplo, a diária de um leito nos EUA custa aproximadamente U$ 18 mil, no Japão são U$ 2 mil.

Além disso, alguns procedimentos médicos no Japão podem ser duas vezes mais baratos do que na França e Holanda. Já no Canadá pode ser até três vezes mais econômico.

As estatísticas foram levantados pelo OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014.

Para chegarem aos números foram considerados os custos hospitalares gerais, administrativos, diagnósticos, exames e outros procedimentos.

Saúde no Japão

Diferente do EUA, a maioria dos países industrializados têm políticas de saúde pública para atender toda sua população.

No Japão, o cidadão é obrigado a ter um plano de saúde. O kenko hoken (pago pela empresa ou empregador) ou o kokuho (pago pelo próprio profissional autônomo).

No caso dos profissionais liberais e autônomos, o valor da contribuição varia de acordo com sua renda familiar.

De qualquer forma, se um cidadão japonês não tem condições de pagar um plano de saúde, o governo japonês custeia grande parte dos custos médicos.

Além disso, as seguradoras japonesas são entidades sem fins lucrativos. Além disso, por lei são proibidas de competir umas com as outras.

Isso obriga os hospitais a atenderem da mesma forma qualquer pessoa que dê entrada no hospital.

Já em países como EUA e Brasil, hospitais possuem diferentes tratamentos para o mesmo tipo de atendimento com critério baseado no plano de saúde contratado pelo paciente.

Outra característica assombrosa dos planos de saúde convencionais são os departamentos dedicados a encontrar quaisquer motivos para não cobrir um procedimento médico. No Japão isso não acontece.

Leia também

Vai viajar? Não esqueça de contratar um plano de saúde internacional do Japão

Ficou doente no Japão? Saiba onde ir e o que fazer

Como funciona o sistema de saúde no Japão

Custos gerais

Enquanto os americanos gastam em torno de U$ 8.895, os japoneses gastam em média U$ 4.752.

Porém, a grande diferença estão nos procedimentos cirúrgicos, os valores dos remédios receitados pelos médicos e até mesmo ambulância (nos EUA, ambulâncias são pagas).

Enquanto uma cirurgia de apêndice custa para um americano algo próximo a U$ 30 mil, no Japão o valor fica em torno de U$ 3.600.

Uma ressonância magnética, por exemplo, custa cerca de U$ 3 mil enquanto no Japão o mesmo procedimento pode sair por U$ 100,00.

Apesar dos problemas existentes no sistema de saúde japonês, o país ainda lidera em expectativa de vida de seus habitantes.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever na nossa Newsletter.

Fontes: OECD, OMS.

Comentários

Copy link