Shiken Jigoku é o período de exames juken obrigatórios para entrar em universidades japonesas. Popularmente é conhecido como um período infernal e causa muito estresse nos jovens.
A pressão é gigantesca para garantir uma boa vaga, além disso, os exames são considerados muito difíceis. Saiba mais.
Shiken Jigoku
A pressão para passar nos exames tem explicação. Afinal, se o jovem não for admitido em uma faculdade nos períodos de exames, dificilmente conseguirá um emprego bom e virará um ronin.
Esse termo é popularmente utilizado para referir a classe de samurais no período feudal que não tinha mestres. É assim que o jovem se sente, perdido e sem rumo.
Toda vez que acontece uma transição de série no Japão, acontece um exame de nível. A partir dos 15 anos de idade, o ensino no Japão não é obrigatório, mas a sociedade espera que esses jovens continuem e façam o kotogakko.
O kotogakko tem custos elevados de 300,000 ienes. Porém, devido a sua importância, todos os anos 90% dos japoneses optam por continuar os estudos.
Os cursos são em tempo integral e preparam estudantes para as faculdades ou quem deseja fazer cursos técnicos e vocacionais.
Leia também
- Por que é tão importante ser pontual no Japão?
- Por que o Japão é pouco aberto aos trabalhadores estrangeiros e quais imigrantes têm mais chances atualmente?
- Quem são os homeless, os moradores de rua do Japão
É a época de mais pressão para esses jovens, ja que decidirá seus futuros no mercado de trabalho japonês.
Se não o fizer, ficará limitado a receber muito pouco e não poderá construir uma carreira e consequentemente ganhar mais. Sem dinheiro, muitos preferem continuar solteiros e não ter filhos, acabam indo morar em cybercafés ou virando homeless.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.