Ao contrário do natal, a chegada do ano tem muita importância no Japão. Por isso, conheça sete tradições japonesas importantes e interessantes.
1. Osechi
É a comida tradicional do ano novo. O bento osechi é especial e varia de um local para o outro. Cada prato deverá representar símbolos e desejos para o novo ano. Portanto, cada alimento possui um significado e eles devem ser escolhidos criteriosamente.
2. Mochi
O mochi é tradicionalmente consumido no início de janeiro e também faz parte dos alimentos que trazem boa sorte. Faz parte de decorações com o kagami mochi.
3. Sinos
Meia noite do ano novo, cada templo budista irá tocar o sino 108 vezes. Tudo para compensar os 108 pecados humanos e poder iniciar um ano novo sem culpa.
4. Cartões de ano novo
No ano novo é esperado dar ou receber cartões especiais com o animal símbolo do ano que vira. Em 2019, o inoshishi (javali) é o símbolo.
5. Otoshidama
Dar dinheiro para as crianças é tradição em algumas famílias. A quantia deve ser de 10,000 ienes e deve ser colocado em um envelope especial pochikuburo.
Leia também
- Envelopes com dinheiro: uma questão de costume e etiqueta
- Omiyage no Japão: mais do que souvenir e lembrancinha
- Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês
6. Jogos
Existem muitos jogos tradicionais do ano novo, tanto para adultos e crianças. Alguns mais fHanetsuki (peteca com tábua), takoage (pipa), koma (tipo de pião), sugoroku (jogo de tabuleiro), karuta (jogo de cartas), fukuwarai (jogo de adivinhação) e mais.
7. Kohaku Uta Gossen
A competição musical termina a meia noite do ano novo. Músicos populares competem em times separados pelas cores vermelho (mulheres) e branco (homens). O vencedor é escolhido pela audiência em votação aberta e conta com um painel de juízes para ajudar.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.