Conheça mais sobre Masako Owada, a carismática Imperatriz do Japão

Neste post falaremos sobre mais um dos integrantes da família imperial japonesa, a bela e carismática Imperatriz Masako, que subiu ao posto máximo da realeza japonesa por conta da abdicação do Heika Akihito, realizado no 30 de abril de 2019.

No dia seguinte do importante evento, Naruhito, casado com a princesa Masako, tomou posse do trono Crisântemo.

Imperatriz Masako

A imperatriz Masako Owada, é esposa do imperador Naruhito, e juntos tiveram a princesa Aiko. Naruhito é o primogênito do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko.

Naruhito, Masako e Aiko

Masako nasceu no dia 9 de dezembro de 1963 em Tóquio. Era diplomata e seu pai um oficial de alto escalão do Ministro de Relações Internacionais.

Viveu parte de sua infância na antiga União Soviética e nos Estados Unidos acompanhando seu pai em missões diplomáticas.

É formada em Harvard em economia desde 1985. Além disso, também frequentou a Universidade de Tokyo. No entanto, ao passar no teste do serviço diplomático foi trabalhar no Ministério de Relações Internacionais em 1987.

Em 1988, continuou estudando quando foi enviada para a Balliol College em Oxford para aprimorar seus conhecimentos. Voltou ao Japão em 1990 como diplomata júnior e trabalhou muito. Ganhou reconhecimento por suas habilidades e competência.

Casamento real

casamento Masako e Naruhito

Conheceu o príncipe Naruhito em uma cerimônia do chá em 1986 e apesar do visível interesse do príncipe, Masako não estava disposta a perder sua liberdade conquistada com seu trabalho. Por isso não pensava em ter um relacionamento.

Além disso, não queria largar mão de tudo o que tinha conquistado, já que fazer parte da família real significava não poder exercer sua profissão e perder autonomia de um cidadão.

Porém aceitou o pedido de casamento de Naruhito em 1992 depois de muita insistência. O príncipe argumentou que seu trabalho dentro da agenda da família real seria de natureza diplomática e que a protegeria para sempre.

O casamento foi realizado no dia 9 de junho de 1993 em Tóquio com atenção da mídia internacional. Afinal, Naruhito seguia os passos de seu pai, Heika Akihito, a casar-se com uma cidadã comum.

Problemas

Imperatriz Masako

A celebração foi aclamada, mas logo a princesa Masako começaria a sentir o peso de fazer parte da família real e ser casada com o próximo na linha de sucessão ao trono Crisântemo.

No início foi muito amada e querida por todos e até tinha sido comparada com a princesa Diana e a Masako mania tomava conta.

Porém, não demorou para começar a receber pressão para ter um filho do sexo masculino. A situação piorou quando ela teve um aborto espontâneo em 1999.



Depois de seis anos, ela começou a ser criticada pelo seu estilo de vida dentro da família real. Ela continuava indo em teatros, desfiles de moda e em jogos esportivos.

Quando Masako deu luz a uma menina, a princesa Aiko em 2001, a situação foi piorando, afinal, ela já tinha 40 anos de idade.

Por conta da pressão fazia poucas aparições públicas, parou de viajar de vez e em 2004 foi diagnosticada com exaustão por estresse e ficou afastada totalmente dos compromissos e aparições públicas.

Em 2006, o irmão mais novo de Naruhito teve um filho e a pressão diminuiu. Enfim, ela pode se recuperar e ficou afastada até 2015.

A imperatriz Masako continua fazendo tratamento até os dias atuais e sua agenda é administrada cuidadosamente pelos seus médicos para não causar fadiga ou estresse. Ela já afirmou que está totalmente focada em servir o povo japonês em sua nobre posição.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.