Conheça mais sobre a princesa Masako, que virará Imperatriz do Japão em 2019

Em 2019 ouviremos falar muito sobre a família Imperial japonesa. Tudo por conta da abdicação do Heika Akihito, 84, previsto para acontecer no dia 30 de abril. No dia seguinte, o príncipe Naruhito, casado com a princesa Masako, tomará posse do trono Crisântemo.

Princesa Masako

A princesa Masako Owada, 55, é esposa do príncipe Naruhito, 58, e juntos tiveram a princesa Aiko, hoje com 17 anos. Naruhito é o primogênito do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko.

Naruhito, Masako e Aiko

Masako nasceu no dia 9 de dezembro de 1963 em Tóquio. Era diplomata e seu pai um oficial de alto escalão do Ministro de Relações Internacionais.

Viveu parte de sua infância na antiga União Soviética e nos Estados Unidos acompanhando seu pai em missões diplomáticas.

É formada em Harvard em economia desde 1985. Além disso, também frequentou a Universidade de Tokyo. No entanto, ao passar no teste do serviço diplomático foi trabalhar no Ministério de Relações Internacionais em 1987.

Em 1988, continuou estudando quando foi enviada para a Balliol College em Oxford para aprimorar seus conhecimentos. Voltou ao Japão em 1990 como diplomata júnior e trabalhou muito. Ganhou reconhecimento por suas habilidades e competência.

Casamento real

casamento Masako e Naruhito

Conheceu o príncipe Naruhito em uma cerimônia do chá em 1986 e apesar do visível interesse do príncipe, Masako não estava disposta a perder sua liberdade conquistada com seu trabalho. Por isso não pensava em ter um relacionamento.

Além disso, não queria largar mão de tudo o que tinha conquistado, já que fazer parte da família real significava não poder exercer sua profissão e perder autonomia de um cidadão.

Porém aceitou o pedido de casamento de Naruhito em 1992 depois de muita insistência. O príncipe argumentou que seu trabalho dentro da agenda da família real seria de natureza diplomática e que a protegeria para sempre.

O casamento foi realizado no dia 9 de junho de 1993 em Tóquio com atenção da mídia internacional. Afinal, Naruhito seguia os passos de seu pai, Heika Akihito, a casar-se com uma cidadã comum.

Problemas

A celebração foi aclamada, mas logo a princesa Masako começaria a sentir o peso de fazer parte da família real e ser casada com o próximo na linha de sucessão ao trono Crisântemo.

No início foi muito amada e querida por todos e até tinha sido comparada com a princesa Diana e a Masako mania tomava conta.

Porém, não demorou para começar a receber pressão para ter um filho do sexo masculino. A situação piorou quando ela teve um aborto espontâneo em 1999.

Depois de seis anos, ela começou a ser criticada pelo seu estilo de vida dentro da família real. Ela continuava indo em teatros, desfiles de moda e em jogos esportivos.

Quando a princesa Masako deu luz a uma menina, a princesa Aiko em 2001, a situação foi piorando, afinal, ela já tinha 40 anos de idade.

Por conta da pressão fazia poucas aparições públicas, parou de viajar de vez e em 2004 foi diagnosticada com exaustão por estresse e ficou afastada totalmente dos compromissos e aparições públicas.

Em 2006, o irmão mais novo de Naruhito teve um filho e a pressão diminuiu. Enfim, ela pode se recuperar e ficou afastada até 2015.

A princesa Masako continua fazendo tratamento até os dias atuais e sua agenda é administrada cuidadosamente pelos seus médicos para não causar fadiga ou estresse. Ela já afirmou que está totalmente focada em servir ao povo em 2019.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Comentários

Copy link