Desvende 5 mitos de quem vai estudar no Japão

Existem alguns mitos sobre estudar no Japão que são bem comuns no começo. Afinal, estudar em outro país pode ser mais difícil do que parece. Confira.

1. Você precisa saber japonês fluente

Algumas universidades no Japão ensinam em inglês, assim como tem classes de japonês para ajudar os estudantes estrangeiros a aprenderem a língua. Algumas oferecem cursos completos na língua inglesa também.

2. Você terá um problema com alimentação

A culinária japonesa é bem rica e existem outras preparações que podem se adequar ao paladar ocidental. Além disso, os restaurantes não se limitam a apenas servir esse tipo de culinária, com opções indianas, mexicanas e muito mais.

Assim como o Brasil tem lojas com produtos orientais, lá também existem lojas com produtos brasileiros e de outras culturas.

3. É muito caro

Estudar no Japão é mais barato em comparação com a Inglaterra e os Estados Unidos. A média de gastos anuais ficam em torno de U$12,000 a 18,000.

A universidade de Waseda estima um gasto de U$15,000, incluindo acomodação, comida, livros, celular e outros custos.

4. Muito difícil se acostumar com a etiqueta

Os japoneses tem uma visão mais compreensiva quantos aos estrangeiros no país. Por mais que seja um pouco difícil no começo, com o tempo é possível se habituar.

Algumas estão tão enraizadas no dia a dia que se tornará natural. Saber e respeitar o básico já é começo, como tirar os sapatos antes de entrar na casa, não usar o celular no metrô, não fumar em áreas não autorizadas, etc. O resto aprende-se com o tempo.

Leia também

Japão abre vagas para estudantes serem voluntários nas Olimpíadas Tokyo 2020

Japão quer facilitar a obtenção de visto de trabalho para os estudantes estrangeiros

Saiba quais são as piores furadas disfarçadas de oportunidade para estrangeiros no Japão

5. Você estará sozinho

A comunidade estudantil é vasta no Japão, existem até baladas específicas só com estrangeiros. Na universidade naturalmente estará rodeado de pessoas de todas as partes do mundo e não é incomum levar amigos para a vida toda.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

estudar no Japão
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link