Guia básico para saber escolher uma faca japonesa

A faca japonesa é reconhecida mundialmente por sua excelente qualidade. Afinal, muitos artesãos de facas vem de famílias que fabricavam as katanas.

Por isso, o corte é perfeito. Quem já teve a oportunidade em usar uma faca japonesa na cozinha, sabe disso muito bem. Além disso, é uma faca que durará a vida toda.

Segundo o shinto, todo objeto possui alma, por isso essas facas costumam ser a expressão da criatividade, do espírito e paixão do artesão.

faca japonesa

Como escolher uma faca japonesa?

Escolher o aço é o primeiro passo para escolher a faca. A do tipo inoxidável tem boa durabilidade e requere pouca manutenção quanto a corrosão, porém é mais difícil de afiar.

Por isso, o aço de carbono ainda é a opção número um. É mais afiada e precisa, mas esse tipo tende a perder a cor e enferrujar fácil. Porém, nada irreversível. No entanto, escolher a faca japonesa ideal vai depender muito dos seus propósitos e como pretende utilizar.

Santoku

No Japão, a faca japonesa Santoku é uma das mais utilizadas dentro das cozinhas para uso no dia a dia.

Faca Santoku
Faca japonesa Santoku

É ideal para cortar carnes, vegetais, legumes e temperos. Por conta dessa versatilidade é indicada para ser usada em várias preparações.

Gyuto

Já quem busca uma faca japonesa de chef, a mais procurada é a Gyuto com 210 mm. Ideal para cortar peixe cru, carnes, descascar e até fazer decorações.

faca Gyuto
Faca japonesa Gyuto

Bunka

Outra faca que além de ser multi uso, é ótima para cortar carnes é a Bunka. Como dissemos, escolher a melhor faca vai depender muito dos seus propósitos, mas é sempre bom ter duas facas boas na cozinha.

faca japonesa Bunka
Faca japonesa Bunka

Essas são as facas mais comuns encontradas nas cozinhas japonesas. Normalmente tem entre 100mm a 150mm de comprimento, uma lâmina estreita, que pode ser usada tranquilamente para descascar e fatiar.

Quanto maior o comprimento da lâmina, será mais fácil em fatiar o alimento, mas não são indicados para cortar, pois a anatomia do cabo e do aço não serão legais para fazer um corte perfeito.

Leia também

Chef de tempurá usa suas próprias mãos para cozinhar com óleo fervente

Conheça 8 molhos japoneses deliciosos em preparações variadas

3 formas de usar repolho em receitas fáceis

No Japão, existem muitos tipos de facas e lâminas disponíveis a diferentes níveis de preços. Tudo vai depender de pesquisa, avaliação do que você deseja, quanto pode gastar, frequência de uso, etc.

Além disso, existe toda uma arte muito complexa quanto falamos de facas japonesas. Cada uma tem um propósito, existem vários materiais, design e afiação com ângulos diferentes.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link