Morar no Japão: 7 diferenças entre Kyoto e Tokyo

Uma fica em Kansai e a outra em Kanto. Em cada região existe um dialeto diferente, culinária distinta e até lados de escada rolante diferentes.

Por isso, muita gente acaba rivalizando os dois locais. Porém, as duas cidades tem seus encantos e problemas. Conheça as principais diferenças.

1. Dialeto

O dialeto de Kyoto tem uma polidez maior, mas não tão sério quanto o keigo. É uma forma mais educada, digamos assim. Ao invés de tomar atalhos e frases mais curtas, fala-se frases mais longas. 

2. Invernos mais longos

A região fica entre montanhas, portanto, as temperaturas podem ficar negativas e ter neve. Kyoto fica a mais de 1,000 metros acima do nível do mar.

Portanto, se gosta de um frio vai gostar. A média de temperatura de Kyoto em 2018 foi de 3,9 Celsius contra o 4,7 de Tokyo.

3. Verão é mais quente

A localização geográfica de Kyoto ajuda a deixar as temperaturas um pouco mais altas, cerca de dois graus.

A vantagem é que Kyoto tem bastante áreas para refrescar e o pessoal costuma comer perto de rios e natureza. É muito bonito ver os parques cheios na hora do almoço nessas épocas do ano.

4. Muito mais natureza

A natureza está integrada no dia a dia de quem mora em Kyoto. Durante o verão, o pessoal nada nos rios envoltos de muita natureza. O rio Kamagawa é um dos mais famosos.

5. Bicicleta é fundamental

Andar de bicicleta é um dos meios mais eficientes para rodar por Kyoto. Todas as ruas e rotas parecem ser perfeitas. Com certeza, é mais fácil andar por lá, do que em Tokyo.

6. Menos lojas de conveniências

As famosas konbinis existem em Kyoto, porém em menor quantidade se comparada a Tokyo. São cerca de 1,086, contra 7,280. 

Leia também

Kansai vs Kanto: conheça a “rivalidade” entre as regiões de Osaka e Tóquio no Japão

Descubra os padrões de tomada no Japão

7 coisas do cotidiano que farão você amar viver em Tóquio

7. Menos gente

Se você gosta de um sossego, Kyoto é ideal. A maioria das casas e pagodas de lá são protegidas, por isso, eles não construíram centenas de apartamentos minúsculos. Além disso, as casas são maiores e espaçosas.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Comentários

Copy link