Você provavelmente deve saber no Japão é incomum comemorar o Natal, afinal, durante os dias 23 e 24 os japoneses se preparam para a tradicional limpeza de fim de ano, o Osouji.
Além disso, pouco mais de 1% da população japonesa é cristã, já o shinto e o budismo zen são as religiões mais praticadas na sociedade japonesa.
Embora a tradição do osouji também tenha uma natureza espiritual, existe uma grande exigência do corpo para realizar a limpeza corretamente.
Por isso é recomendável refeições leves durante o rito, muita disposição física e com ajuda de outras pessoas se possível.
As origens do Osouji
Durante o período Edo todas as casas do Japão acumulavam muita sujeira ao longo do ano, afinal, grande parte das casas possuiam ao menos uma lareira e um fogão.
Então, os resíduos da combustão de todo o ano se espalhava por todas as partes da casa, por isso era necessário uma limpeza pesada.
Osouji é traduzido literalmente como grande(O) limpeza (souji) e no mês de dezembro (ainda no período Edo), o castelo Edo se preparava para essa limpeza anual.
Após alguns anos de tradição no castelo, os japoneses perceberam que aquela limpeza não era apenas física, mas também um purificação espiritual.
O rito
O princípio do osouji é preparar o ambiente de casa, trabalho, escola e áreas comuns para o encontro com o kami Toshigami-sama, a deidade do novo ano.
Por isso, enquanto estiver realizando o susuharai (limpar a poeira) é importante agradecer aos kami pelas bençãos do ano.
Além de retirar as impurezas residuais do cotidiano, esse rito também retira dos ambientes energias negativas acumuladas no decorrer do ano.
Leia também
- Osechi Ryori: primeira refeição de Ano Novo do Japão e seus Significados
- Conheça 7 tradições japonesas para o ano novo
- Decorações tradicionais do Ano Novo japonês
Até que dia para limpar
Durante o período Edo a tradição começava na segunda semana de dezembro, normalmente pelo dia 13.
Porém, com o ritmo de vida de um país industrializado, atualmente os japoneses costumam reservar os dias 23 e 24 para realizarem o o-souji em suas casas.
Afinal, ainda que o natal não seja um dia de celebração cristã, no Japão a data é conhecida por ser uma espécie de dia dos namorados. Mas algumas pessoas chegam a deixar para o último dia do ano.
Embora não haja nenhuma data estipulada, acredita-se que até o dia 28 seja o ideal para que tenha ao menos 3 dias para a energia dos anos fluírem no ambiente purificado.
Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter.