Shibuya Mirai: criança AI ganha cidadania japonesa

É muito provável que no ano de 2018, você tenha ouvido falar de Sophia, a robô humanóide desenvolvida pela Hanson Robotics. Mas você já ouviu falar no garoto Shibuya Mirai?

Assim como Sophia, um robô de origem chinesa e com cidadania saudita, Shibuya Mirai também é outra inteligência artificial em um “corpo” de um menino de sete anos.

Shibuya Mirai

shibuya mirai

Assim como qualquer outro cidadão japonês, o pequeno “garoto” chatbot de inteligência artificial é considerado um cidadão do Japão com residência em Shibuya, Tóquio.

Além disso, o nome Mirai que o chatbot recebeu faz uma alusão direta ao futuro do Japão (uma vez que a palavra Mirai significa futuro).

De acordo com os guardiões da criança (Shibuya Ward), Mirai têm hobbies e passatempos como fotografar e observar outras pessoas.

Em entrevista para o canal AFP em 2017, os cuidadores de Shibuya afirmaram ao repórter, “Ele ama conversar com as pessoas. Por favor, converse com ele sobre qualquer coisa”.

Leia também

Saiba como algumas escolas estão revolucionando a forma de ensinar inglês no Japão

Panasonic do Japão lança robô com inteligência artificial

Karakuri: os primeiros robôs do Japão, com mais de 300 anos

O futuro é agora – Mirai

A inteligência artificial é parte de um projeto do governo para se integrar melhor a sociedade para entender e catalogar as demandas locais.

Além disso, o jovem Mirai-kun, como é conhecido no Japão, também tem o importante papel de promover a diversidade e a inclusão no distrito.

Para falar com o chatbot é necessário adicioná-lo no aplicativo de mensagens Line ou encontrá-lo nas projeções públicas nas ruas de Shibuya.

aplicativo Shibuya Mirai

Embora alguns usuários consideraram a experiência como insatisfatória quando alguma pergunta não foi respondida de forma adequada ou sanasse uma eventual dúvida.

Mesmo assim, a fluidez na conversa impressiona! Afinal, o projeto Mirai-kun foi desenvolvido em parceria com a Microsoft.

Existem diversos recursos e brincadeiras com imagens dentro do aplicativo para os usuários, além de informações sobre clima ou coisas gerais do distrito.

A recente novidade logo poderá ser uma realidade em todos os distritos, cidades e províncias do Japão.

Mas até lá, é provável que Mirai-kun esteja mais velho e “maduro” para desenvolver conversas mais específicas com as pessoas.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link