Shigeaki Hinohara: dicas de um médico japonês para viver mais e melhor

Shigeaki Hinohara é um médico japonês que viveu até os 105 anos de idade. Antes de falecer em 2017, deixou uma lista com dicas para quem busca viver mais e melhor. 

Hinohara foi muito famoso, um guru da longevidade. Até a data de sua morte, ele ainda tinha saúde mental e física invejáveis para um idoso de 105 anos.

Nascido em 1911, teve sua carreira marcada pela proatividade com atendimento personalizado e mais humano. Assim como ajudou a desenvolver um equipamento que atendia grandes populações.

Por conta de sua natureza humanitária e pacífica, o médico conquistou admiradores entre o meio acadêmico e pessoas de todas as partes do mundo.

Confira as dicas de Shigeaki Hinohara.

Coma bem

Todas as pessoas que vivem bem, independente de nacionalidade, raca ou gênero, partilham um mesmo ideal. Manter o peso ideal saudável. No café da manhã, o médico bebia café, um copo de leite e suco de laranja com uma colher de sopa de azeite de oliva.

Azeite de oliva é ótimo para as artérias e deixa a pele saudável, segundo Hinohara. No almoço, leite e biscoitos por conta de sua rotina intensa de trabalho. No jantar, vegetais, arroz, peixe e duas vezes por semana, 100 gramas de carne.

Não pegue atalhos

Para se manter saudável escolha escadas em vez de elevadores, manter o corpo ativo é fundamental para longevidade.

Redescubra sua energia

A energia vem naturalmente do bem-estar. Quando crianças somos cheios de energia e segundo o médico, devemos resgatar isso e não nos prendermos tanto a regras.

Mantenha-se ocupado

Não deixe de fazer planejamentos. A agenda do médico já estava programada cinco anos antes.

Trabalhe o quanto puder

Por mais que o desejo de todo mundo seja aposentar e fazer nada, muita gente acaba entrando em depressão ao se ver sem um próposito, se sentir inútil ou com medo de acabar sendo um peso para a família.

O médico contou que uma idade ideal para parar completamente com as atividades do trabalho é aos 65 anos.

Leia também

Cidade de Yamato cria programa para ajudar idosos no Japão

Empresa oferece descontos funerários para motoristas idosos do Japão que desistirem de sua licença para dirigir.

Ninja de Heisei: idoso de 74 anos é responsável pelo roubo de 29 milhões de ienes no Japão

Continue contribuindo para a sociedade

Hinohara conta que ao completar 65 anos começou a dedicar seu tempo como voluntário. Ele dedicava 18 horas e sete dias por semana.

Com certeza o médico Shigeaki Hinohara viveu bastante. Algumas dicas podemos incorporar e outras não. Fica a seu critério querer levar em consideração, mas todo conhecimento é válido.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Shigeaki Hinohara
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link