A temporada de inverno e verão são umas das mais que gastam energia e a conta de luz sai mais cara no Japão. Por isso, vamos dar dicas da Agência Nacional de Energia Japonesa para economizar na conta de luz. Confira.
Limpe os filtros
A recomendação é limpar o filtro de ar a cada duas semanas em temporadas extremas, tanto para o calor, quanto para o frio.
Segundo a Agência de Energia Japonesa essa prática pode ajuda a economizar até 860 ienes todos os anos.
Mude o aquecedor ou ventilador de lugar
O ar pode escapar e misturar com as correntes que vem das janelas. Por isso, colocar os aparelhos na frente de janelas é uma boa para economizar.
No caso do aquecedor, colocá-lo longe de saídas de ar, o ar quente irá esfriar assim que circular dentro do ambiente.
No caso dos ventiladores ou ar condicionado, o ar frio costuma subir, por isso ele deve ter as paletas de saída de ar apontados para baixo.
Aumente ou diminua a umidade
Quanto maior a umidade, maior será a sensação de calor do ambiente. Segundo a Agência, se o local estiver úmido essa sensação ocorrerá mesmo que as temperaturas do termômetro estejam estáveis.
Deixe as cortinas fechadas ou abertas
Mesmo com a janela fechada o indicado é deixar as cortinas fechadas em ambientes com ventilador e ar condicionado para manter o ar fresco ou quente. É mais fácil manter a temperatura sem correntes de ar externas e qualquer fresta pode prejudicar.
Ajuste a temperatura do refrigerador
De acordo com a estação do ano, a regulação da temperatura da geladeira ou do refrigerador devem mudar para economizar energia. Fazer isso, pode gerar uma economia de até 1,670 ienes anuais.
Leia também
Aprenda a economizar na refeição no Japão, onde ir para comer bem por apenas 1,000 ienes
Japão econômico: 5 dicas para comer, beber e fazer compras gastando pouco
Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês
Seque as roupas naturalmente
Essa pode parecer meio óbvio no Brasil, mas deixar as roupas secarem naturalmente no ambiente pode ajudar a economizar muita energia. No Japão, como o espaço é pequeno, costuma-se secar as roupas no banheiro ou em uma pequena lavanderia.
Essas dicas são simples, mas foram elaboradas pela agência japonesa e podem ser seguidos por qualquer um.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.