No Brasil, o carnaval é uma data marcada pela folia, samba e comemoração suntuosa em fesfiles pela avenida e dos blocos de rua. O carnaval no Japão também existe por influência brasileira. Saiba mais.
Carnaval no Japão
Os festivais mais famosos em homenagem ao carnaval é o Akasuka Samba Carnival. Realizado todos os anos no mês de agosto e atrai cerca de 500,000 pessoas nos desfiles.
Samba e desfile com direito a fantasias fazem parte, assim como no Brasil. Para quem mora no Japão e tem saudades daqui é uma ótima data para matar as saudades. Aliás, muitos brasileiros participam do desfile.
Tradicionalmente é realizado desde 1981, quando as escolas de sambas do Rio de Janeiro vencedoras foram convidados a irem ao Japão.
Por isso, as influências do carnaval do Rio são fortes nesse festival. Times (escolas) competem com direito a passistas e instrumentistas tocando samba.
A comoração tem início no último sábado de agosto às 13hs e vai terminar só no entardecer da rua Kaminarimon Dori, Tóquio.
Leia também
Desvende alguns mitos sobre o Japão
Fim da Era Heisei está a todo vapor no Japão
Doce para festas: receita de mochi recheado com sorvete
Juízes oficiais fazem a classificação e a votação acontece entre o público pelo celular também. Em agosto é verão no Japão e o calor embala a alegria e folia dos japoneses e turistas.
Mais samba pelo Japão
Além disso, Yoyogi também comemora o carnaval de forma mais modesta em três dias de comemoração com direito a palco com música e comida brasileira. Em 2019, acontecerá dos dias 7 a 8 de setembro, das 10hs às 21hs. Para mais informações, visite o site oficial.
Minato também tem uma comemoração de carnaval em 2019, que acontecerá no dia 24 de março, das 10hs às 19hs. Música e costumes brasileiros serão homenageados. Mais informações no site oficial.
Sangenjaya também tem um desfile menos suntuoso que mistura a cultura brasileira com o do Japão, assim como em Ginza acontece um desfile e festival de samba.
Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!