Entenda os benefícios e utilidades do binchotan

O binchotan é diferente do carvão convencional e tem benefícios para a saúde, além de dar um sabor único aos alimentos.

Quem já experimentou um yakiniku grelhado no binchotan sabe que o sabor é único e diferenciado.

Binchotan

Binchotan

O binchotan é extraído da árvore de carvalho proveniente de Wakayama em Kishu e tem composição de 100% carbono. É muito usado por chefs para cozinhar.

Para fazer o carvão, a madeira dessa árvore fica dias queimando, primeiro a temperaturas baixas e depois a altas com restrição de oxigênio.

Excelente filtro de água

Filtrar água no binchotan é eficiente, pois ele absorve elementos tóxicos por causa dos micro-organismos presentes dentro. Além disso, elimina até elementos químicos e metais pesados.

Durável

Para purificar a água, é só colocar um pedaço por 1 a 2 horas. Depois de 1 a 2 meses de uso, dá para reutilizá-lo fervendo em água quente por 10 minutos para eliminar as impurezas absorvidas. Esse processo pode ser feito entre 4 a 6 meses.

Condutor de energia

Colocado a altas temperaturas transmite eletricidade, similar ao que o metal faz conduzindo a energia e bloqueando ondas de rádio.

Estimula as células

Além disso, o binchotan absorve íons positivos e aumenta os negativos. Isso quer dizer que ativa as células, além de ser contra o estresse.

Rico em minerais

Rico em minerais, quando colocado em contato com a água eles são dissolvidos. Além de filtrar as toxinas, essa água é rica e benéfica a saúde.

Controla a umidade e desodoriza

Ajuda a prevenir o mofo e não atrai insetos, por conta de sua característica porosa além do controle da umidade, também desodoriza ambientes.

Leia também

Conheça 10 tipos de bares do Japão

Yakiniku: restaurantes perto de metrôs que servem o churrasquinho japonês

Qual o motivo da carne japonesa Wagyu ser tão macia e cara?

Realça o sabor de alimentos

Os japoneses costumam colocar um pedaço de binchotan na água para fazer o arroz também, pois ajuda a realçar o sabor do alimento.

Usado como carvão, dura muito mais tempo (queima mais lentamente) em comparação com os carvões tradicionais.

A indústria japonesa ainda usa o binchotan em cosméticos, máscaras para dormir, utensílios para cozinha, chinelos, alimentos e até para fazer cerdas de escovas de dentes. O soba de binchotan é o mais famoso, mas ainda é usado para fazer bolos e mais.

Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!

Binchotan

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link