Se você é curioso e quer saber como o Japão foi nomeado assim, teremos que voltar um pouco na história do país. Confira.
Não é certo como eles chamavam o país nos tempos antigos, mas a palavra Japão era uma língua antes de surgir a escrita.
O Kojiki escrito entre 711-712 CE é um dos textos mais antigos e conta a criação mitológica do país.
Nesse documento, eles contam o nascimento de uma ilha chamada Oyashima ou as oito grandes ilhas referindo-se as regiões Honshu, Shikoku e Kyushu.
Lembrando que Hokkaido e Okinawa não faziam parte do Japão antigo. Na época dessas escrituras o nome do país era Wakoku.
Povo de Wa
Wa era o nome das pessoas que tinham ancestrais chineses e que moravam ao sudeste do Japão. Elas são mencionadas em escrituras chinesas muito antes do Kojiki. Ainda é incerto quando os chineses decidiram chamar o país de Wakoku ou terra de Wa ou Na.
Reino de Yamato
Antes do Japão ser considerado um país era dividido por várias províncias. O maior grupo de nativos japoneses eram do reino de Yamato, quer habitavam Honshu no século 6. Eles estabeleceram a corte imperial de Nara inspirados nos chineses.
Terra do sol nascente
Lá pelos séculos 6 ou 8, o nome Wakoku foi alterado para Nihon ou Nippon pelos Yamatos. Nihon quer dizer originário do sol ou veio do sol. Na mitologia japonesa, a criação do país envolve o Deus Amaterasu (Deus do sol).
Dizem que o nome Japão surgiu pela primeira vez nos diários de Marco Polo, apesar de sua visita ao país ser contestada por historiadores.
Leia também
O incidente de Honnō-ji – conheça um dos maiores mistérios da história japonesa
Robin Hood japonês teve história trágica, conheça
Conheça a história das mulheres samurais
Outra teoria é que esse nome veio de uma confusão dialética de como o país era conhecido naqueles tempos ao redor do mundo.
Portanto, pode ter surgido de Jipangu, Cipan ou Yatbun, já que o y tem som de J em algumas línguas.
Não deixe de se inscrever em nossa newsletter ou receba os conteúdos pelo messenger.