À primeira vista, o konnyaku (konjac) parece ser meio insosso e pode ser difícil ter coragem para experimentar. Porém, esse alimento tem apenas benefícios e os cuidados com a preparação o fazem ser delicioso, nutritivo e pouco calórico.
Benefícios Konjac
No século 6, o konnyaku tinha finalidade apenas medicinal, com o passar do tempo foi sendo introduzido na culinária japonesa na Era Kamakura.
É muito utilizado na cozinha vegetariana também nos templos budistas em substituição a carne animal.
A tecnologia de preservação da batata konjac data de 1776 e virou base para uma série de alimentos.
Dá para fazer massa de macarrão, missoshiru, grelhado puro, fervido em água quente ou como acompanhamento de vegetais.
Já que o konjac tem 98% de água e pouquíssimas calorias (perto de 0%) é muito usado em dietas de emagrecimento ou como alternativa para limpar o intestino, pois é constituída por uma fibra poderosa.
A batata konnyaku ainda ajuda a regularizar o nível de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo diabetes e pressão alta. Não possui carboidratos, gordura ou açúcar.
Leia também
Aprenda as principais diferenças entre tofu duro e mole
Como fazer umeboshi tradicional e a pasta para culinária japonesa
Onde achar comida vegetariana no Japão?
A batata pode ser encontrada em lojas de comida oriental em sua forma in natura ou pronta como konjac gelatinoso.
Essa batata é especial, pois seu cultivo é longo e pode demorar até três anos, além de ser muito delicada a temperaturas extremas.
Além disso, é preciso um certo cuidado ao manusear as batatas e recomenda-se usar luvas para não causar irritação ao prepará-la em sua forma natural.
O konnyaku é considerado um super alimento e vale a pena incluir em sua alimentação. A massa de macarrão shirataki é uma ótima forma de introduzir na sua dieta em saladas ou sopas.
Não deixe de se inscrever em nossa newsletter ou receber conteúdos pelo messenger.