A bebida alcóolica mais famosa do Japão é feita de arroz e água pura (muito importante). Além disso, existem técnicas diferentes para conseguir obter esse líquido.
Envolto em tradição era a bebida de samurais, gonzos, camponeses, agricultores, daimyos, geishas, suseranos, ronins, bandoleiros e toda a classe guerreira do Japão. De todos, a diferença ficava na qualidade.
O saquê artesanal é o melhor, de famílias tradicionais em seu preparo, além de terem um gosto muito aquém do colocado nas saquêrinhas do Brasil. Saiba mais e como tomar saquê.
Saquê -Nihonshu
O gosto pode variar do seco ao doce e existem muitos tipos. Por isso, dependendo do saquê, será possível experimentar uma diversidade de sabores que variam por região.
Por isso, cada tipo deve ter uma apresentação e deve ser apreciado em uma temperatura específica.
Por isso, em sua viagem recomendamos fazer um tour em cada região e se deliciar com os gostos e tipos variados oferecidos por cada local.
O saquê geralmente tem entre 15% a 20% de teor alcóolico e o processo é fermentar o arroz polido. Os mais refinados tem menos de 10%.
Existem três formas de saborear a bebida, morno, frio ou em temperatura ambiente. Essa temperatura varia entre 5 a 55 graus.
O saquê morno é conhecido como okan. Ao aquecê-lo será possível saborear tons mais doces e macios.
A temperatura ambiente é caracterizado pelos aromas e sabores intensos, é conhecido como hiya. Já o saquê gelado (reishu) permite que a complexidade de todos os sabores surja na boca.
A classificação entre especialista é parecida com as do vinho e sabores, aromas e aspecto são levados em consideração.
Por isso, existem saquês com diferentes preços e qualidades. Quanto mais pura a água, melhor o resultado e mais refinado.
É conhecido como nihonshu ou seishu no Japão. No país, a palavra saquê é usada para denominar qualquer bebida alcóolica.
Faça um tour do saquê
Tóquio é cheia de artesãos históricos e ikazayas com uma variedade incrível de tipos engarrafados.
Existem até locais que oferecem um tour de saquê com mais de 100 tipos a disposição por um único preço a partir de 3,000 ienes que podem chegar até 12,000 ienes.
Leia também
Aprenda a fazer seis drinks com saquê muito fáceis
Curiosidades interessantes sobre o saquê
5 locais para tomar vinho no Japão sem gastar muito
Monte Fuji é outro local recomendado pelas fontes de águas puras oferecendo um saquê refinado.
Kyoto é outro local histórico e Fushimi é a região mágica da bebida e poderá ver até o processo de produção. Assim como Osaka, Fukuoka, Nagano e Sendai tem ótimos produtores.
Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!