Quais são as reclamações mais comuns de estrangeiros no Japão?

Muitos estrangeiros que vivem ou viveram no Japão podem ter alguma queixa sobre dificuldades enfrentadas no país.

Porém, existem reclamações mais comuns e que se repetem. Claro, sem querer generalizar, não queremos dizer que todo estrangeiro pensa ou age dessas formas.

Portanto, leia com leveza e senso de humor, ok?!

Tratamento da polícia japonesa

Muitos estrangeiros no Japão reclamam do tratamento que a polícia pode ter durante uma parada de rotina. Geralmente isso acontece nas regiões de bares noturnos.

Longe de defender a polícia japonesa. Afinal, existem muitas histórias e documentos provando que os profissionais de segurança pública do Japão não são tão pacíficos quanto se imagina.

De qualquer forma, as reclamações sobre uma parada pedindo documentos de identificação que excedem 3 minutos é comum. Alguns ficam muito revoltados.

Vergonha no idioma

Se você não é natural de algum país do extremo asiático, como a Mongólia, Coréia, Vietnã ou China, por exemplo, aprender japonês pode ser um grande desafio.

Então, da mesma forma que muitos japoneses sentem grande dificuldade em falar inglês, o japonês falado por um ocidental pode não ser bem compreendido no Japão.

Isso gera muito desconforto e até mesmo vergonha em estrangeiros que vivem no país. Normalmente essas pessoas costumam se queixar para outros colegas.

Além disso, cada região possui uma peculiaridade no idioma, como qualquer país. Até mesmo nisseis, sanseis e yonseis que sabem falar o idioma podem sofrer muito ao conversar com um japonês nativo.

Afinal, as expressões, palavras e gírias mudam de acordo com o tempo. Então, até mesmo para quem aprendeu japonês desde pequeno pode ser alvo de piadas de seus colegas japoneses.

Leia também

O que pensam as gerações da sociedade japonesa sobre os trabalhadores estrangeiros no Japão

Fenômeno social: algumas mulheres estão buscando casos com estrangeiros no Japão

Conheça os erros mais comuns que os estrangeiros cometem no Japão

Incômodo dentro dos metrôs

Um dos tipos de comentários mais comuns feitos por estrangeiros no país acontecem em histórias que se passam dentro de trens e estações ferroviárias do país.

Muitos estrangeiros têm a sensação de serem desejados ou repudiados por cidadãos japoneses dentro dos transportes públicos do Japão.

Normalmente esse tipo de comentário são feitos por pessoas do sexo masculino.

Se os estrangeiros no Japão correspondem apenas pouco mais de 1% da população, talvez, não seja a beleza que as mulheres estejam olhando ou sejam movidas por preconceito.

Lembrando: sem generalizar. Existem sim japoneses avessos a estrangeiros, mas cada caso é um caso.

Estrangeiros reclamando de estrangeiros no Japão

Morar no Japão pode trazer uma confiança e existem muitos estrangeiros que reclamam de outros estrangeiros, como se eles mesmos fossem japoneses.

Existe uma certa competição entre pessoas que amam a cultura japonesa. Se nem mesmo miscigenados ou pessoas que nasceram e foram criadas no Japão são considerados japoneses legítimos, quem dirá um estrangeiro que está de passagem pelo país.

Cumprimentos e elogios sinceros

Embora os japoneses não sejam tão abertos para estrangeiros vivendo no seio de sua sociedade, são pessoas com uma educação exemplar e um modelo de comportamento social para o mundo.

Então, quando uma pessoa japonesa elogia ou cumprimenta um estrangeiro que esteja, por exemplo, utilizando hashi ou se curvando, pode estar apenas sendo gentil.

Quem não está acostumado com as etiquetas e o modo de pensar da cultura japonesa, pode achar esse tipo de atitude falsa.

Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!

Comentários

Copy link