A raça japonesa shiba inu é um dos cachorros de companhia mais famosos e populares do país. Saiba mais.
Shiba Inu
A raça shiba inu é uma das mais antigas do Japão e adaptou-se ao terreno montanhoso do país. Originalmente era usado para caça por ser ágil e ter faro aguçado.
Arqueologistas encontraram vestígios de ossadas referentes ao período Jomon-jin (14,500 B.C a 300 A.D).
Após a Segunda guerra mundial, essa raça quase foi extinta, mas sobreviveu e se popularizou.
Antes da guerra eram três raças de shiba inu conhecidos pelas regiões que foram criados. Eram eles Mino, Sanin e Shinshu. A raça que vemos hoje é uma mistura dessas três.
Leal e afetusoso
É um cachorro alerta, confiante, leal e afetuoso. Por isso, é muito usado como cão de companhia no Japão por idosos e famílias.
Apesar de ter sido usado em caças e ter o instinto de perseguir pequenos animais, conseguem se adaptar com convivência com gatos, por exemplo.
Para isso, o shiba inu deve ser criado desde filhote com outros animais e ser socializado e treinado corretamente.
Paciência e terá um companheiro
Eles são extremamente inteligentes, mas devem passar por adestramento e ter muita paciência. O shiba inu pode tornar-se obediente a uma pessoa da família e a figura de autoridade deve ser reforçada.
Precisa de exercícios
É um cachorro que necessita de passeios diários e exercícios para se manter estimulado. É uma raça que pode ser ótima para fazer trilhas e subir montanhas.
Exercícios ou caminhadas de pelo menos uma hora ao dia é recomendado. Se morar em apartamento, essa rotina é necessária, pois se confinado a pequenos espaços pode ficar ansioso e estressado.
A expectativa de vida do shiba inu varia entre 12 a 15 anos de idade, a média do peso é entre 6 a 11 kg, pelos curtos e avermelhados são característicos. Apesar disso, também aparece nas cores preto, branco e cinza.
É muito confundido com a raça Akita e Hokkaido Inu, mas a diferença fica por conta da linhagem sanguínea, tamanho e comportamento.
Tesouro nacional
É considerado tesouro nacional do Japão e se adestrado adequadamente é obediente, quieto, curioso e independente. Aliás, é o pet da família do príncipe Naruhito. A cachorra Yuri sempre aparece nas fotos oficiais.
Pode ser territorialista
Apesar disso, se não for treinado corretamente tende a ser territorialista, agressivo e não recomendado ter perto de outros animais e crianças.
Cuidados com alimentação
Deve ser escovado semanalmente e troca de pelos duas vezes ao ano. É uma raça propensa a obesidade, por isso, a alimentação deve de qualidade e controlada.
Alergias
O shiba inu é propenso a ter alergias de pele, por isso, o ambiente deve ser limpo e tratado com regularidade para combater pulgas.
Leia também
Hana-chan: uma shiba inu cheia de charme e atitude
Conheça 8 raças de cães japoneses
Descubra o motivo de não existir um ano do gato no zodíaco japonês
Shiba Inu famoso
No Japão, existe um shiba inu muito famoso e atrai muitos turistas para vê-lo. Uma pequena tabacaria em Tóquio, a Shibamada tem um cachorro dessa raça que costuma ficar no balcão e foi treinado para abrir a janela do balcão quando um cliente chega.
Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!