O Shunbun no hi é o dia oficial para contemplar a natureza e mostrar amor e gratidão por todas as coisas vivas. Saiba mais.
Shunbun no hi
Oficialmente o shunbun no hi é um feriado nacional. Em 2019, a data cai no dia 21 de março (quinta-feira), mas varia em questão de um dia dependendo do ano. 2020, o feriado cai no dia 20 (sexta-feira).
O shunbun no hi comemora o início da primavera no Japão e muita gente vai para a casa dos pais.
A data faz parte da comemoração de sete dias chamada Haru no Higan que contempla o equinócio.
Na semana antes e depois dessa data (shunbun no hi), que juntos somam os sete dias, familiares seguem prestando homenagens no cemitério aos falecidos. Eles fazem orações, lavam os túmulos, enfeitam com flores e incensos, além de ofertar doces típicos.
Já que na tradição budista, existem dias específicos para a alma voltar para o ciclo de renascimento ou atingir o nirvana.
Os dias específicos 20 e 21 de março são caracterizados por terem dia e noite com a mesma duração.
Segundo as tradições budistas é nesse período que Buddha aparece para salvar as almas e ajudá-las a fazer a travessia do rio que separa a vida da morte. Além disso, é o dia mais perto do gokuraku, o céu.
Celebrações
Os japoneses comemoram a transição do inverno para a primavera e o feriado data de 1948. As temperaturas começam a esquentar e as flores a desabrochar.
É considerado um dia auspicioso para os vivos também e uma data para comemorar com a família em meio a natureza e perto dos animais.
Na religião shinto esse dia era conhecido como shunki kuresai, mas mudou depois da constituição do Japão mudar no período pós guerra. Pois religião e estado se separaram.
Portanto, desde então perdeu oficialmente o aspecto religioso do feriado. Antigamente era um dia dedicado em honra do Imperador que tinha status de divindade.
Ohagi – botamochi
A oferenda para as almas dos mortos é um doce de formato arredondado e são colocados no altar de templos e casas.
Botamochi
O aspecto é parecido com mochi feito com pasta de feijão azuki. Os japoneses comem esse doce nos equinócios da primavera e do outono.
O nome vem da flor da primavera botamochi, muito bonita e de cores vivas. O botamochi é um doce classificado como ohagi.
Ele pode ser cobertos com um pó de farinha de soja e o deixa com um aspecto diferente de gosto levemente adocicado. Combina muito com matcha.
As pessoas também costumam comer o inari sushi, kusamochi e gomoku chirashizushi. Muitos japoneses o oferecem no cemitério também.
Leia também
Fotos do Japão: cenas etéreas da primavera e dos cervos de Nara em plena Sakura
Confira as datas do florescimento das sakuras 2019
Sakura no Brasil: saiba onde e quando encontrar
Apesar de ser feriado, o dia que antecede é um dia de muito trabalho para os japoneses com os preparativos para o shunbun no hi. É um belo dia para visitar o Japão e passar o dia em família.
Increva-se em nossa newsletter e compartilhe!