Golden Week 2019: dicas e informações para aproveitar Tóquio

O feriado mais aguardado pelos japoneses, o Golden Week, será prolongado em 2019 graças a uma junção de emendas e da abdicação do Heika Akihito e a ascensão ao trono de seu filho Naruhito no dia 01 de maio.

Ao total serão dez dias com início no dia 27 de abril e terminará apenas dia 06 de maio. Saiba mais como se planejar e saber como aproveitar o feriadão em Tóquio.

Golden Week

Golden Week

O Golden Week é um conjunto de feriados mais aguardados por conta de sua duração. Diferentemente do Brasil onde ocorrem emendas ao longo do ano, no Japão isso não acontece com frequência.

Ao todo, são quatro feriados que ocorrem em dias seguidos. O Showa no Hi (29/4), Kenpou-Kinenbi (3/5), Midori no Hi (4/5) e Kodomo no Hi (5/5).

Já falamos por aqui, o que cada um significa, se não viu, leia também: Golden Week: a temporada de feriados mais aguardada pelos japoneses

Motivos do Golden Week ser mais longo em 2019

Em 2019, o Golden week será mais longo, pois o Kodomo no Hi cairá no domingo e por lei (furikae Kyujitsu) segunda-feira também será considerado um feriado.

Além disso, começará mais cedo no dia 27, pois o Showa Day cairá em uma segunda-feira e o furikae Kyujitsu acaba emendando dois dias antes.

A abdicação do Heika e a ascenção de Naruhito também fizeram o dia 30 de abril e 01 de maio serem considerados feriados nacionais extras.

Dicas gerais

Confira algumas dicas comuns do feriadão Golden Week.

Cuidado, preços sobem

É um feriadão muito popular dentro do país, por isso essa é uma época movimentada e os preços costumam encarecer, tanto para hospedagem, transporte, quanto para os passeios.

Planeje-se

Muitos japoneses se planejam entre três a seis meses antes. Por isso, passagens de shinkasen, reservas de hotéis e passeios já ficam reservados.

Escolha visitar locais próximos

Além disso, as filas ficam bem longas para comprar os bilhetes de trens e metrôs, isso não tem como evitar. Por isso, planeje passeios que sejam pertos do local do hotel ou de sua casa.

Pegue bilhetes adiantado

Se for usar o metrô ou trem, indicamos comprar o bilhete Tokyo Subway com validade para 24, 48 ou 72 horas. Ele é uma opção para evitar pegar fila toda vez que precisar usar o metrô de Tokyo ou Toei.

Ele pode ser adquirido no Aeroporto de Haneda e Narita também.

Preços: o bilhete de um dia custa 800 ienes para adultos e 400 ienes para crianças. Já o de 48 horas custa 1,200 ienes para adultos e 600 ienes para crianças. O de 72 horas custa 1,500 ienes para adultos e 750 ienes para crianças.

Uma das dicas é adquirir o Japan Rail Pass e usar o modo de ativação em 30 dias antes. Ao fazer isso, você poderá fazer as reservas antes e poder escolher os acentos no shinkansen.

Porém, o Golden Week não é uma data que seja boa para visitar outras cidades e locais muito distantes. Deixe para fazer isso em uma outra oportunidade se não quiser passar nervoso.

Evite táxis e ônibus

Pegar táxi também não é recomendado, pois as vias costumam ficar lotadas e provavelmente ficará preso no trânsito e com um conta alta para pagar. Só em última opção. Com os ônibus a mesma coisa, além disso os bilhetes costumam esgotar facilmente.

Evite fazer compras

O Golden Week não é uma data recomendada para fazer compras por conta dos preços aumentarem significamente.

A dica é aproveitar os locais com entradas gratuitas. Deixe para comprar roupas, sapatos e souvenirs depois que o feriadão passar.

Leia também

Qual é o melhor? Diferenciando os bilhetes de metrô de Tóquio

Quais são as estações mais lotadas do Japão?

Dicas para aproveitar Tóquio

Passar o feriadão em Tóquio é uma boa oportunidade para passear e conhecer bairros e locais menos explorados nessa época do ano.

Visitar a costa de Kanagawa

Praia Kagenuma

Pertinho de Tóquio, ir para a praia é uma opção. Por exemplo, a praia Kagenuma fica a penas uma hora de trem da capital.

Ir em onsens e ryokans na Golden Week é meio impossível de última hora. Nessa época do ano ficam lotados e com preços altíssimos.

Bairros menos explorados

Já que visitar outras cidades fica meio impraticável, a dica é explorar bairros com menos apelo turístico. Em Tóquio, por exemplo tem Yanaka, Nezu, Sendagi, Monzen-Nakacho e Kita-Senju. Os bairros suburbanos Nakano, Asagaya e Kichijoji são uma boa opção também.

Eventos gratuitos

No dia 04 de maio, o Tokyo Sea Life Park abrirá das 9hs30min às 17hs de graça especialmente por conta do feriadão.

No dia 05 de maio, o museu de arte moderna (MOMAT) também não cobrará entrada das 10hs às 17hs.

Nos dias 04 e 05 de maio é dia do festival Akabane Baka, das 9hs às 15hs é um evento divertido e atrai cerca de 400,000 pessoas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Golden Week Japão
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link