Segundo os organizadores das Olimpíadas de Tokyo 2020, a partir de abril do ano que vem, será proibido fumar nas avenidas e até dentro dos estabelecimentos em seu entorno.
Veto a cigarros eletrônicos também
As medidas foram tomadas para proteger os atletas, expectadores e trabalhadores do evento. Com isso, dentro dos ambientes onde acontecerão as competições, eles serão totalmente livres da fumaça de cigarros, incluindo os eletrônicos.
Nas vilas, exisitirão locais especiais e afastados em que os atletas poderão fumar. Aliás, alguns já estão espalhados e são vistos nas ruas do Japão.
Além disso, segundo as novas leis, fumar em ambientes internos será proibido primeiro em escolas, hospitais e instituições públicas.
Ainda de acordo com o periódico japonês The Manichi, a partir de abril de 2020, fumar será proibido dentro de restaurantes, bares e hotéis também.
Portanto, para os fumantes, serão designados áreas específicas, mas nenhuma bebida e comida poderá ser servido no local.
Apesar disso, bares e restaurantes que tiverem um capital de mais de 50 milhões de ienes e área para clientes maiores que 100 metros quadrados não precisarão destinar locais específicos.
Leia também
Japão abre vagas para estudantes serem voluntários nas Olimpíadas Tokyo 2020
Descubra o que o Japão mostrará nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Fumo no Japão: lei antifumo é aprovada pela Dieta
A exigência é que esses locais posicionem placas definindo se fumar é aceito ou não nas entradas dos estabelecimentos.
Porém, nesses locais, pessoas com menos de 20 anos de idade não poderão entrar sob risco de multa de 300,000 ienes e 500,000 ienes para o estabelecimento.
O Japão ainda era um dos países que ainda permitia que as pessoas fumassem dentro de estabelecimentos, apesar de ter áreas destinadas e proibidas a fumantes.
Fontes: The Manichi, Reuters, Independent, Kyodo News.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.