Kyudo: a excelência dos ensinamentos do zanshin no dia a dia

O kyudo, o caminho do arco, é considerado como a arte marcial mais sofisticada que existe. Isso porque a prática de tiro ao alvo com arco e flecha é análoga com a vida humana em todas as ações cotidianas.

O arco e o arqueiro

Kyudo - arco e flexa no Japão

Quem já se aventurou com um arco e flecha, do mais sofisticado ao mais rústico, sabe o quão complexo é utilizar esse instrumento bélico.

Kyudo

Aos amantes das artes marciais, o kyudo oferece muito mais do que uma pontaria certeira. Existem questões mentais e espirituais intrínsecas que envolvem o arco e a flecha.

É necessário anos de dedicação e prática do corpo, da mente e do espírito. Por exemplo, um bom arqueiro pode se tornar um melhor ser humano.

Afinal, para atingir um alvo distante é necessário desenvolver equilíbrio, calma, paciência, observação, intuição e integração com o meio inserido.

Aqueles que dominam o kyudo, compreendem o que é o Tao ou a vacuidade, como entendem as escolas budistas.

A flecha que se atira

Kyudo

No imaginário comum, o arqueiro atira a flecha com precisão no alvo desejado. Já na visão mais esclarecida sobre a arte, a flecha se atira sozinha.

O único trabalho que um arqueiro tem é aplicar o esforço (yin) necessário no arco para que a própria flecha viaje por sua conta no espaço (yang).

De acordo com o lendário mestre japonês Awa Kenzo, tudo está mirando. Onde se coloca os pés, como segurar o arco, a forma como respiração fica durante a libertação da flecha.

Em outras palavras, a grande essência para atingir um alvo é aquilo que se compreende por zanshin. Um estado de consciência atenta e ao mesmo tempo relaxada.

O arco humano e as flechas do destino

Kyudo

Quando se pensa em destino, não existe um consenso geral. Afinal, cada ser humano e cultura compreende destino a sua forma.

Mas enquanto algumas pessoas acreditam que tudo está predestinado, os novos desdobramentos científicos e os antigos pensamentos filosóficos ensinam algo diferente.

Imagine que para cada situação apresentada pela vida existam mais de 600 possibilidades de ações distintas. Cada uma delas levará, ou melhor, criará uma realidade diferente.

É como a teoria do caos, algo muito pequeno e sutil pode mudar a realidade de muitas vidas de forma inimaginável.

Além disso, ainda que seja humanamente impossível prever o resultado de cada ação, existe a possibilidade do espírito (ou alma) ter plena ciência de cada desdobramento escolhido pelo ego ou imposto pela própria natureza.

Por isso o arco e flecha é uma arte tão nobre. Ela é um reflexo perfeito da vida humana nos seus mais íntimos detalhes.

Kyudo

Se não houver equilíbrio, calma, paciência, observação, intuição e integração com o meio inserido, a flecha libertada não conseguirá atingir o alvo escolhido.

As ações humanas são comparáveis a flechas. Da mesma forma que uma ação não se desfaz, uma flecha não volta para o arco.

Estar alerta e consciente pode ser bem complicado no dia a dia, porém é essencial para conseguir tomar boas decisões e atingir os objetivos traçados e desejados.

É preciso estar consciente e preparado para reagir a todas as situações adversas do cotidiano. No trabalho, em casa, nos momentos de lazer e mais.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Arco e flexa Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link