Segundo o periódico Yomiuri Shimbun, o governo brasileiro com aconselhamento e parceria do JICA (polícia japonesa) irão construir kobans por conta da deterioração da segurança pública no Brasil. Saiba mais.
Koban
Koban é um polibox localizado em pontos estratégicos do Japão. Geralmente ficam perto de estações de trens, bancos, de prédios do governo e áreas movimentadas.
Eles começaram a ser construídos em 1880 com a modernização do período Meiji. Essas estações de polícia tem diferentes estilos no Japão.
Além disso, eles surgiram para reforçar a autoridade da polícia e servem para manter a organização e segurança até os dias de hoje.
Portanto, o koban é uma forma de diminuir o crime nas ruas. No Japão, sempre ficam grupos com três oficiais sob comando de um sargento. Eles fazem três turnos de 8 horas para cobrir 24 horas de policiamento.
No Japão, os moradores das áreas visitam o koban para fazer reclamações. Além de reportar objetos perdidos, renovar licenças e resolver burocracias também.
A agência internacional japonesa tem trabalhado desde 2000 enviando policiais japoneses ao Brasil e treinando policiais brasileiros no Japão.
Os planos foram divulgados no dia 12 de abril de 2019 e uma cerimônia aconteceu em Brasília com a presença do JICA, de embaixadores japoneses e do presidente Jair Bolsonaro.
Além disso, um guia preventivo contra o crime foi elaborado com aconselhamento dos policiais japoneses e suas práticas no Japão para serem aplicadas no Brasil.
Leia também
9 realidades ao ser preso no Japão
Índice de criminalidade no Japão é tão baixo que policiais enfrentam monotonia
Conheça os sete bairros mais perigosos do Japão
Entre eles, está o costume dos policiais japoneses de visitarem as casas e empresas localizadas na região onde ficam instalados os kobans em modelo de policiamento comunitário.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.