Apesar de nada ter a ver com o budismo e o shinto, a Páscoa no Japão é lembrada de uma maneira não religiosa ou comemorativa. Saiba mais.
Páscoa no Japão
A data é marcada pelos doces variados com temas da Páscoa. Algumas empresas (não todas) lançam linhas especiais com sabores diferentes.
A Disneyland de Tokyo, DisneySea e Disney Resort também fazem eventos comemorativos com shows, produtos e decorações temáticas.
A época é de primavera, portanto, os temas se misturam com flores. A data é totalmente comercial e algumas lojas fazem itens limitados.
Doces variam
Os chocolates não são a graça da data no Japão, como no Brasil. Cafés e restaurantes oferecem gamas de doces variados. Desde cookies, sorvetes e outros com formato de ovo e coelho.
Sem tradições
Os japoneses não costumam saber as tradições da data ou seus significados. Assim como acontece com o natal, a Páscoa é celebrada de uma maneira diferente.
Algumas escolas japonesas fazem eventos com confecção de orelhas e coelhos, mas a maioria não faz nada de especial.
Aliás, ninguém está acostumado a se planejar para a data ou reunir com a família. Alguns escolhem ir para os parques temáticos e comprar um doce.
Nessa época do ano, os japoneses estão comemorando o florescimento das sakuras e não dão a atenção a Páscoa como acontece por aqui.
O mercado também não fica aquecido como acontece com a venda de chocolates do White Day e do dia dos namorados no Japão.
Porém, o crescimento aumenta ao longo dos anos como uma data promissora. Em 2017, movimentou 32 bilhões de ienes, segundo o Japan Times.
Leia também
7 coisas para saber sobre o natal no Japão
Doces para festas: receita de mochi recheado com sorvete
Guloseimas horripilantes para celebrar o Halloween no Japão
A data da Páscoa varia todos os anos, pois acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera, por isso, os japoneses não costumam saber quando a data ocorre.
Além disso, as empresas de doces japoneses fazem campanhas durante vários meses de produtos com tema Páscoa, não apenas em março ou abril. No demais, não existe feriado e a data é um dia comum na vida dos japoneses.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.