Conheceremos nesse artigo, nomes japoneses femininos mais populares no país. Assim como acontece no Brasil, alguns tem mais prevalência e por isso são recorrentes.
Por exemplo, por aqui é comum termos muitas: Maria, Sophia, Camila, Isabela, Helena, Alice, Ana, Adriana, etc. Eles mudam de acordo com a época por influência de vários fatores.
Alguns são escolhidos por causa de filmes, nomes de filhos de celebridades, novelas, pessoas famosas admiráveis, cantoras, jogadoras, etc. Outros por conta de seu significado, fonética, homenagem a familiares queridos, etc.
No Japão é parecido, mas a força do significado ainda prevalece quem segue as tradições, ainda assim eles mudam por influência também.
Nomes japoneses populares
Confira alguns nomes japoneses populares de acordo com algumas épocas de eras do Japão.
Período Taisho (1912-1926)
Os nomes japoneses femininos mais populares do período Taisho eram Fumiko e Chiyo.
Período Showa (1927)
Kazuko e Sachiko estavam entre as opções mais escolhidas em um tempo específico do período Showa.
Período Showa (1958)
Kumiko, Yumiko e Keiko eram o nome de muitos bebês que nasceram no meio do período.
Período Showa (1965)
Nessa época tiveram muitas Mayumi, Naomi e Akemi.
Período Showa (1980)
Na década de 80, o nome japonês feminino mais popular era Ai.
Período Heisei (1989)
No comecinho do período Heisei do Imperador Akihito, as escolhas ficavam entre Narumi, Noriko e Saki.
Período Heisei (2000)
Nos anos 2000, a grande parte se chamava Sakura e Haruna.
Período Heisei (2008)
No finalzinho dos anos 2000 houve uma mudança e a maioria das crianças era Yuzuki.
Agora, vamos dar uma olhada em alguns nomes japoneses femininos que são populares independente das eras, mas que são comumente escolhidos também.
Yukiko
Yuki significa neve e as razões para os pais escolherem esse nome era representar força e coragem mesmo nas dificuldades que o tempo frio proporciona.
Também era escolhido se o bebê nascesse no inverno ou com escolha de kanjis parecidos com os nomes de familiares queridos ou a vontade de que fosse um adulto independente, trabalhador e sincero.
Yoko
Yoko pode ser interpretado como nascer do sol e muitas japonesas foram nomeadas assim no Japão. Dar esse nome poderia significar que o bebê se tornasse uma pessoa brilhante e cheia de alegria.
Se a criança viesse ao mundo no verão era comum que Yoko fosse escolhido também.
Kaori
A junção de kanjis pode dar interpretações como fragrância, aroma doce e era escolhido pela força, independência, beleza e se nascesse no outono.
Sayaka
Os kanjis podem significar flor e pureza. Então, Sayako é escolhido por conta de sua delicadeza, honestidade, alegria.
Yukari
Yukari representa a conexão com as pessoas. Portanto, era um nome japonês feminino escolhido desejando que a criança tivesse bons amigos, fosse conectada e extrovertida.
Yui
Yui pode ser interpretado com significado de arrumação, mas ficou popular por conta de uma compositora e cantora com esse nome, além de ter dado nome a personagens de Angel Beats and Sword Art, Diabolik Lovers e Eiga K-On!.
Curiosidades nomes japoneses
Os nomes japoneses não são tão simples, por isso confira uma lista de curiosidades interessantes e esclarecedoras.
Sakura
Sakura foi muito popular, pois existia um time de hockey chamado Sakura Japan que brilhou na Copa do Mundo de 2007, além de influências do anime Naruto e das flores de cerejeira.
Complexidade
Alguns kanjis tem diferentes pronunciações e juntos ganham mais interpretações.
Por isso, não existe apenas um significado para as palavras japonesas e os nomes também são assim. Não existe significado literal na escrita ou fala japonesa.
Além disso, podem mudar de acordo com a região e ter diferentes interpretações e escritas ao redor do Japão. Por exemplo, a pronúncia Sakura pode ser alcançado com a junção de 咲良 (flor e deusa).
Além de ter versões em hiragana também (さくら) e ainda pode ser 桜 (flor de cerejeira), 櫻 (árvore de cerejeira) e 沙久羅 (areia+eternidade+seda).
Influências e tradições
No Japão, acredita-se que o nome pode influenciar o caráter da criança e o sucesso da vida adulta.
Por isso, eles são comumente escolhidos de acordo com suas qualidades. Inclusive, o nome japonês poderia determinar aspectos físicos também.
Leia também
Costumes do Japão: nomes com sobrenomes nas casas
Os 10 nomes mais populares para meninas no Japão entre 2017-2018
Top 30: os sobrenomes mais incomuns e inusitados no Japão
Escrita
Os nomes podem ser escritos com hiragana, katakana ou uma combinação de kanji e kana. Ainda assim, o ministério da justiça determina uma lei para escolha de kanjis que sejam fáceis de ler e escrever.
Fonética
Apesar das tradições, muitos escolhem os nomes japoneses pela fonética e ignoram os significados.
Por exemplo, em 1927 e 1950 um dos nomes femininos mais populares era Kazuko (kazu = quarto + ko = criança).
A maioria dos nomes costumam terminar com ko (criança) e mi (beleza). Yo, Na e Ka também são usados. Uma das exceções é o nome japonês feminino Ai (amor).
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.