Gion fica em Kyoto e é um dos distritos de geisha mais famosos do Japão. É cheio de lojas, restaurantes e casas de chá (ochaya).
Lá as geishas são conhecidas como geiko e o local atrai muitos turistas. O local era bem frequentado pela elite e aristocracia japonesa na Era Edo.
Atualmente é possível encontrar restaurantes finos, de arquitetura preservada e especialistas em kaiseki ryori (culinária de Kyoto) assinados por chefs premiados com estrela Michelan.
É no distrito que estarão os mais caros e exclusivos restaurantes de Kyoto, onde os convidados poderão ser entretidos por geishas e maikos (aprendizes de geiko).
A rua Hanami-koji da avenida Shijo é cheio de estabelecimentos e Shirakawa Area é paralela a Shijo. Lá um canal acompanha a rua, é cheia de árvores e fazem um cenário muito bonito. A avenida Shijo é o local para fazer compras e levar lembranças para casa.
Gion Corner
Existe uma apresentação feita todos os dias na Gion Corner ao final da Hanami-koji. São performances curtas da cerimônia do chá, ikebana, danças e mais da arte tradicional japonesa.
Os pockets shows acontecem às 18hs e 19hs e custa 3.150 ienes. Para mais informações e reservas, acesse o <site oficial Gion Corner> disponível em português.
Gion Shimonso
O ryokan Gion Shimonso é um dos mais recomendados. Oferece um jardim no telhado em que cerveja é servida e quem escolhe a estadia tem direito a um jantar com performance de geisha (kyomai).
O Gion Shimonso tem quatro andares, banheira de hidromassagem, salão de baile, ar condicionado, Wi-Fi grátis e estão acostumados a receber turistas estrangeiros com funcionários que falam inglês.
É concorrido, por isso recomendamos consultar reservas no <site oficial Gion Shimonso> disponível apenas em inglês. Outros ryokans excelentes são o Gion Hatanaka, Fuzukumi e Yoshi-Ima.
Templo Kennin-Ji
O templo budista zen fica ao final da rua Hanami-koji e foi fundado em 1202. O teto é coberto com pintura artística japonesa feito por Koizumi Junsaku (1924-2012), tem um jardim e arquitetura do século 13.
Custa 500 ienes para entrar, das 10hs às 17hs entre março e outubro e das 10hs às 16hs30 de novembro a fevereiro.
Templo Yasaka
Leia também
Morar no Japão: 7 diferenças entre morar em Kyoto e Tokyo
Guia de feiras livres em Kyoto
Kyoto é eleita a melhor cidade para visitar em 2018
Quem são e de onde surgiram as geishas no Japão?
O templo shinto Yasaka Jinja é um dos mais famosos de Gion. Sua construção data de 656 e presta homenagem a Susano’o no Mikoto, kami das tempestades e do mar, sua esposa Kushiinada-hime e seus oito filhos.
É no templo que acontece o festival Gion Matsuri realizado em julho. Não cobram entrada e funciona das 9hs às 17hs.
Gion fica perto da estação Gion Shijo e Kawaramachi. Dois ônibus saem da estação de Kyoto também e demora vinte minutos até chegar a parada Gion. A passagem custa 230 ienes.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.