Templos japoneses para diferentes desejos e orações

Existem muitos templos japoneses em um país que consegue conviver harmoniosamente com o budismo e o shinto. Por isso connheça alguns do shinto para diferentes propósitos.

Templos japoneses

De forma resumida, o xintoísmo é a religião tradicional do Japão e devota aos espíritos kami que regem diferentes aspectos da natureza e da vida cotidiana.

A religião é o oposto das monoteístas e não existem pregações ou absolutismo. Além disso, todos os seres humanos expecionais são propensos a se tornarem um kami quando morrem e o fundamentalismo é pelo viés positivo.

Os templos japoneses são dedicados aos kamis e servem para purificar, para oferendas e orações. Visitá-los é uma ótima forma de pedir bençãos e conhecer um pouco mais da cultura japonesa tradicional pelos festivais e rituais. Por isso, conheça alguns.

Templo Daimon (Shiba Daijingu)

Templo japonês Shiba Daijingu

Pertinho da estação Hamamatsucho é um dos templos japoneses mais famosos do Japão. Isso graças ao drama na NHK Go: Hime-tachi no Sengoku.

É um templo ideal para pedir proteção contra a má sorte e os omamoris são famosos por durarem a vida toda.

Ele data de 1005 é dedicado aos kamis Amaterasu-Omikami (deusa do sol) e Toyoukeno-Okami (deus da agricultura e indústria). É pequeno com um grande toori na entrada, mas muito bonito.

Endereço: 1-12-7, Shibadaimon, Minato City, Tokyo.

Templo Yushima Tenjin (Tenman-gu)

Templo japonês Yushima Tenman-gu

O kami que o templo abriga é o do aprendizado, literatura e caligrafia e chama-se Ameno-tajikaraono-mikoto do tipo tenjin. Por isso, muitos estudantes costumam ir em épocas de exame no Japão também.

Fica perto do parque Ueno e sua construção data de 458, mas a sua atual aparência é de 1478 e passou por uma reforma em 1995.

Yushima Tenjin

As plaquinhas de madeira ema é o que os japoneses compram para ter sorte nos estudos. Além disso, uma estátua de touro de bronze pode ser vista dentro do templo. Esse animal é servente do kami tenjin conhecido como nade-ushi.

Endereço: 3-30-1, Yushima Bunkyo-ku, Tokyo.

Templo Otorisama (Otori Jinja)

Templo Otorisama - Otori Jinja

Esse templo é de Akasuka e conhecido popularmente como Otorisama pelos japoneses. Fica perto da estação Tokyo Metro Hibiya Line Iriya.

Dedicado ao kami Jurojin da longevidade e sabedoria. Os japoneses vão para pedir fortuna e uma vida longa.

Endereço: 3-2-1, Shimomeguro, Meguru City, Tokyo.

Leia também

Kami: os deuses do Japão

Shichi Fukujin: saiba os significados dos sete Deuses da Sorte

Shitenno: os quatro guardiões do busdismo japonês

Templo Yoshiwara Jinja

Yoshiwara Jinja

Da kami Benten ou Benzaiten da música, beleza, literatura e arte. É a única figura feminina entre os sete Deuses da Sorte e Fortuna. Por isso, tem muitas adeptas ao Japão que vão orar e pedir sorte.

Como está envolta em uma lenda com o kami Shiyozushi em que ao final eles casam, também é ligada ao amor no Japão.

Endereço: 3-20-2, Sengoku, Taitto, Tokyo.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Templos japoneses - Shinto

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link