Weeaboo é o nome dado aos amantes incondicionais que acabam se tornando fanáticos pela cultura japonesa. Saiba mais.
Weeaboo
Esse termo surgiu na época em que os fóruns dominavam em uma época em que a internet dava seus primeiros passos.
Esse nome tem relação com a palavra waponese, algo misturando wannabe com white. Se referia a estrangeiros que achavam ser japoneses e amavam a cultura acima de tudo.
Quando o weeaboo surgiu nos anos 2000 fez sucesso e começou a ser usada no lugar de waponese. No Brasil, o termo foi aceito, mas foi nos Estados Unidos que explodiu.
Weeaboo representava uma crítica aos amantes excessivos da cultura em geral, por isso é diferente do otaku. Basicamente, para ser considerado um, alguns requisitos deveriam ser preenchidos.
Requisitos
-Ter obsessão pela cultura japonesa até o ponto de considerá-la superior a própria ou de outros países;
-Obsessão com anime, manga e outros da cultura japonesa;
-Incluir palavras japonesas no vocabulário usado no dia a dia;
-Ser expert na cultura japonesa baseado na cultura pop de exportação pelos animes e mangas;
-Desejo de ser relacionar apenas com japoneses, um ideal obsessivo;
Portanto, era considerado weeaboo pessoas que acabavam se autoproclamando masters na cultura mesmo sem conhecer de fato a tradicional.
Além disso, suas ideias do Japão eram estereotipadas e vinham de animes e mangas. Desprezavam sua própria cultura e apenas queriam se relacionar com japoneses e descendentes.
O sentimento negativo aparecia, pois a palavra weeaboo era usada para ofender. Porém, ainda assim, tinha gente que sentia orgulho de ser considerado um.
A ideia era que ser weeaboo não era só amar a cultura nipônica, mas exceder limites e não apenas apreciar um hobbie ou interesse saudável.
Leia também
Louca obsessão? Não, são os Gaijin Hunter e o English Vampire!
Quais são as reclamações mais comuns de estrangeiros no Japão?
Conheça 6 tipos de otaku que são muito facilmente encontrados no Japão
Isso acabou criando um estereótipo de pessoas chamadas de weeaboo. Era parecido com o perfil de uma pessoa que não tem vida social e reclusa relacionada também aos otakus.
No Japão também existe um termo para os japoneses que acabam desenvolvendo uma obsessão por estrangeiros e pela língua inglesa.
Eles são chamados de Gaijin Hunters. Eles tem a meta de se relacionarem apenas com pessoas de outras nacionalidades. Já os English Vampires são os japoneses que tentam falar inglês a todo custo causando até incovenientes.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.