O okonomiyaki é uma preparação bem comum no Japão, mas que difere pelos estilos de preparações regionais e locais.
Panqueca versátil
Basicamente é uma panqueca mais elaborada e ficou popular depois da segunda guerra por conta da versatilidade. Era possível colocar o que se tinha na dispensa em tempos difíceis quando o arroz era escasso.
Porém, o okonomiyaki é uma refeição que data ao período Edo (1683-1868), comumente servido em cerimônias budistas. O nome atual surgiu em Osaka na década de 30.
Em Hiroshima, a preparação existia e era uma comida popular entre crianças, mas não como refeição principal. Desde então, o okonomiyaki ganhou mais ingredientes e é classificado entre dois tipos.
Tipos de okonomiyaki
Existem os da região de Osaka (Kansai) e de Hiroshima (Kanto). O de Kansai mistura e grelha todos os ingredientes (massa e toppings) juntos.
Já o de Kanto, grelha a massa (bem fina) por baixo e os ingredientes são colocados em camadas por cima.
Portanto, dentro dessas regiões, cada cidade adaptou as receitas e ganharam um estilo próprio local e por isso existe uma variedade no Japão.
Ingredientes básicos
Em Osaka e Hiroshima a receita mais básica inclui massa de farinha yamaimo (cará ou inhame), repolho, carne de porco fatiada e picada, além da cobertura de um molho especial (molho inglês + ketchup + shoyu) e maionese.
Além disso, de acordo com a base dos ingredientes o okonomiyaki é classificado dentro de três tipos. Confira.
1.Nikudama ou Nikutama
No estilo de Hiroshima (camadas) inclui macarrão e carne de porco.
2.Negiyaki
Em vez de usar repolho, eles usam cebolinha verde.
3.Monjayaki
Esse é conhecido como estilo de Tokyo. Os ingredientes são grelhados em uma forma redonda e a massa é colocada ao meio.
Leia também
Aprenda a fazer a receita de gyoza igual dos restaurantes
Aprenda a fazer receia de oyakodon tradicional
8 formas de preparar unagi e anago (enguia)
Essas classificações serão úteis na hora de escolher um okonomiyaki em um cardápio japonês. Além disso, o okonomiyaki não é tão simples assim, cada cidade usa ingredientes específicos.
Por exemplo, na cidade de Shobara eles usam arroz em vez de macarrão frito, o repolho é especial da região de sabor mais adocicado.
Já a cidade de Kure, o macarrão usado na receita é de udon fino cozido. Já em Fuchu eles usam carne moída. Dependendo do local que estiver no Japão, será possível provar um okonomiyaki totalmente diferente.
Este artigo foi útil? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.