Akihito, 84 anos, abdicou o trono crisântemo no Japão. Ele se tornou o primeiro Imperador a tomar essa decisão em mais de duzentos anos. A cerimônia histórica aconteceu no salão Matsu-no-Ma do Palácio Imperial.
Akihito ao lado de Michiko, desejou paz e felicidade aos povos do Japão e do mundo. De fala pausada e parecendo estar sereno fez um breve e último discurso.
Último discurso
“Hoje, eu completo meus deveres como Imperador. 30 anos se passaram desde que eu ascendi ao trono, e eu sempre recebi apoio e amor da nação. Agradeço a nação que me apoiou em meu dever como Imperador. A partir de amanhã, nós começaremos uma nova era Imperial e temos sinceras esperanças em prosperidade e paz na nova era.”
A abdicação ocorreu depois de três anos desde que o Imperador manifestou sua vontade em deixar a liderança e o trono crisântemo por conta de sua saúde. A partir de agora será conhecido como Imperador Heisei.
Cerimônia
Durante a cerimônia, o ritual sagrado incluía os tesouros do Império compostos por uma espada (kusanagi no Tsurugi) e uma jóia (Yasakani no Magatama) que acompanham os Imperadores por gerações. Foram dados pelos deuses aos seus descendentes.
As origens dos tesouros são mantidas em segredo e por isso fazem parte de lendas e mitos. As duas peças são importantes para o shinto e são símbolos do poder imperial.
Uma platéia de 300 pessoas, incluindo o primeiro ministro Shinzo Abe e representantes dos governos locais estavam presentes.
Abe fez um discurso em agradecimento a Akihito e destacou o trabalho do Imperador e da Imperatriz em épocas de desastres naturais, quando eles deram coragem e esperança ao povo japonês.
Leia também
Conheça Naruhito, o príncipe herdeiro do Japão
Imperador Akihito e Imperatriz Michiko celebram 60 anos de casamento
Akihito foi um Imperador diferente, saiba mais
Além disso, afirmou que os deveres e responsabilidades foram cumpridos e que trabalhariam para criar um futuro de paz cheio de orgulho e esperança. Terminou desejando vida longa a Akihito, Michiko e toda a família imperial.
Oficialmente, a nova era Reiwa do Japão terá início quando Naruhito assumir o trono crisântemo no dia 01 de maio de 2019.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.