Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli deixa saudades no Japão

Apesar do nome de Hayao Miyazaki ser o mais conhecido como fundador do Studio Ghibli, Isao Takahata era diretor e cofundador junto com Toshio Suzuki. O diretor faleceu em Tokyo aos 82 anos de idade.

Isao Takahata

cofundador do Studio Ghibli

Morreu no dia 5 de abril no hospital Teikyo após lutar contra um câncer de pulmão. Além disso, nos últimos tempos, Takahata estava com a saúde debilitada, coração fraco e tinha emagrecido muito.

Conheceu Hayao Miyazaki na Toei Doga e trabalharam juntos. Além disso, deixaram a empresa no mesmo ano em 1971 em busca de seus sonhos.

Hayao e Isao

Depois, juntos com o produtor  Toshio Suzuki fundaram o Studio Ghibli em 1985. O diretor ficou responsável por alguns sucessos, como O túmulo dos Vagalumes, Pom Poko, O conto da princesa Kaguya, entre outros.

Cerimônia

Uma cerimônia cheia de emoção foi feita no museu do Studio em maio. Hayao e Toshio estavam presentes e visivelmente abalados.

Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki
Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki

Em discurso, Miyazaki contou que Isao era apelidado de Paku-san, já que tinha o hábito de comer seu café da manhã muito rápido na empresa Toei.

O som da deglutição rápida embalada por goles de água fazia o som paku-paku todas as manhãs. Ainda o descreveu como calmo e sábio.

Fumante a vários anos, Isao Takahata tinha parado de fumar a pedido de seus amigos, mas foi acometido por câncer.

Leia também

Conheça curiosidades interessantes do Studio Ghibli

Locais que inspiraram os cenários das animações do Studio Ghibli

15 curiosidades da animação Meu Amigo Totoro que você não sabia

Estudou literatura francesa na faculdade de Tokyo em 1954 e depois de assistir a animação Le Roit et l’Oiseau decidiu seguir carreira na área.

Isao Takahata

Após se graduar entrou para o time da Toei onde aprendeu a dirigir e produzir animações. Puxou assunto com Miyazaki no ponto de ônibus e viraram amigos.

Demorou oito anos para concluir O conto da princesa Kaguya. De tom mais humanitário e realista na direção, era anti-guerra e foi contrário as planos de Shinzo Abe de mudar a constituição pacifista do Japão.

Chegou a formar o Kyuio no Kai e junto com outros diretores lutou contra as mudanças ativamente. Deixou milhares de fãs na saudade no Japão.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Copy link