Shinkansen: Japão testa trem bala mais rápido do mundo

Segundo informações da companhia Japan Rail, está em fase de testes um shinkansen (trem bala) capaz de atingir 400 km por hora. Será o mais rápido do mundo.

Trem bala ALFA-X

Cabine do trem bala Alfa-x

A versão ALFA-X entrará em operação apenas em 2030. Até lá, passará o trem bala da China, atualmente, o mais veloz. O modelo japonês é equipado com dez carros e tem design futurista.

Trem bala ALFA-X

O shinkansen será testado duas vezes por semana na linha que liga Sendai e Aomori em um trajeto de 280 km.

O modelo novo é uma revolução desde o lançamento do primeiro shinkansen e transformou a forma como os japoneses viajam de uma cidade a outra.

N700 Supreme

Shinkansen N700S

Um outro modelo será inaugurado a tempo para as Olimpíadas de Tokyo 2020. Atingindo 300 km por hora, o N700S já está em fase de testes a cerca de um ano.

Primeiro shinkansen do Japão

Shinkansen Tokaido

O primeiro trem bala do Japão foi inaugurado em 1964. Ligava Tokyo e Osaka (linha Tokaido) e foi inaugurado para as Olimpíadas de Tokyo de 64.

Foi um marco, pois o trajeto de trem entre as cidades demorava 6 horas e 30 minutos. Com o shinkansen, esse tempo caiu para 3 horas e 10 minutos.

Até os dias atuais, nunca houve qualquer problema ou acidentes na linha Tokaido em mais de 50 anos de operações.

É um meio de transporte seguro, eficiente, conveniente e pontual. Aliás, é a linha de trem bala mais movimentada do mundo. Recebe 420.000 passageiros por dia.

Leia também

Wi-Fi de graça disponível em todas as estações de shinkansen

3 dicas para economizar com transporte no Japão

Descubra o que o Japão mostrará nas Olimpíadas de Tóquio 2020

A média de atrasos é de 36 segundos entre um trem e outro. O sistema é todo cronometrado, desde a limpeza interna, até a hora de partida e chegada.

Linhas Shinkansen

Atualmente, as operações foram expandidas e é possível viajar entre cidades através de várias linhas de shinkansen conectando praticamente o país todo.

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Copy link