Segundo informações da companhia Japan Rail, está em fase de testes um shinkansen (trem bala) capaz de atingir 400 km por hora. Será o mais rápido do mundo.
Trem bala ALFA-X
A versão ALFA-X entrará em operação apenas em 2030. Até lá, passará o trem bala da China, atualmente, o mais veloz. O modelo japonês é equipado com dez carros e tem design futurista.
O shinkansen será testado duas vezes por semana na linha que liga Sendai e Aomori em um trajeto de 280 km.
O modelo novo é uma revolução desde o lançamento do primeiro shinkansen e transformou a forma como os japoneses viajam de uma cidade a outra.
N700 Supreme
Um outro modelo será inaugurado a tempo para as Olimpíadas de Tokyo 2020. Atingindo 300 km por hora, o N700S já está em fase de testes a cerca de um ano.
Primeiro shinkansen do Japão
O primeiro trem bala do Japão foi inaugurado em 1964. Ligava Tokyo e Osaka (linha Tokaido) e foi inaugurado para as Olimpíadas de Tokyo de 64.
Foi um marco, pois o trajeto de trem entre as cidades demorava 6 horas e 30 minutos. Com o shinkansen, esse tempo caiu para 3 horas e 10 minutos.
Até os dias atuais, nunca houve qualquer problema ou acidentes na linha Tokaido em mais de 50 anos de operações.
É um meio de transporte seguro, eficiente, conveniente e pontual. Aliás, é a linha de trem bala mais movimentada do mundo. Recebe 420.000 passageiros por dia.
Leia também
Wi-Fi de graça disponível em todas as estações de shinkansen
3 dicas para economizar com transporte no Japão
Descubra o que o Japão mostrará nas Olimpíadas de Tóquio 2020
A média de atrasos é de 36 segundos entre um trem e outro. O sistema é todo cronometrado, desde a limpeza interna, até a hora de partida e chegada.
Atualmente, as operações foram expandidas e é possível viajar entre cidades através de várias linhas de shinkansen conectando praticamente o país todo.
Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.