Ayatori é uma brincadeira muito popular entre crianças e adultos no Japão. Com um barbante e habilidades nas mãos e dedos é possível formar diversas figuras.
Uma associação Ayatori existe desde 1987 no Japão (Japan Ayatori Association) e busca difundir e coletar informações sobre a história do jogo.
As evidências do surgimento são incertas, mas segundo evidências coletadas pela associação, o ayatori data do período Heian. O termo é citado em enciclopédia de Saikaku Ihara no período Edo também.
Além disso, a brincadeira não é exclusividade do Japão. Aparece no leste asiático, Austrália, Africa, Europa e nas Américas.
No Japão é o jogo favorito do personagem Nobita de Doraemon e muito popular no inverno também.
A brincadeira é conhecida como Itotori em Osaka e Kyoto e Ukitotta em Okinawa. O barbante deve ter 1 metro e 80 centímetros para adultos e 1 metro e 40 centímetros para crianças.
Livros com instruções para conseguir diversos desenhos são famosos no Japão e o benefício é que além de jogar em dupla, pode-se brincar sozinho também.
Algumas são bem fáceis e outras complexas. As mais básicas são a forma de vassoura, de estrela, ponte, torre e borboleta.
Leia também
Hachimaki: conheça o significado por trás da bandana japonesa
Shiritori: jogo de palavras simples, educativo e divertido
Xadrez japonês: será que o shogi ainda é popular?
Além dos livros ilustrativos com o passo a passo, existem muitos tutoriais no YouTube. Confira alguns exemplos com as formas mais básicas e fáceis para começar.
Vassoura
Estrela
Torre Eiffel
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.