A bandana japonesa (Hachimaki) é um acessório com história no país e virou ícone cultural. Seu uso tem propósitos religiosos do shinto e os samurais amarravam o hachimaki na cabeça para impedir que o suor caísse nos olhos e para garantir que o capacete ficasse no lugar.
Além disso, segundo as lendas japonesas, a bandana possui o poder de fortalecer o espírito. Na cultura japonesa usar um hachimaki significa coragem, perseverança e esforço. Os japoneses costumam usar a bandana simbolicamente em momentos decisivos, festivos e importantes.
Por exemplo, estudantes em épocas de exames usam a bandada para ter perseverança nos estudos e coragem para fazer os testes.
Já algumas mulheres usavam no momento do parto para ter coragem, já que é uma experiência desafiadora para algumas.
Além dos motivos culturais, usam pelo aspecto funcional também, assim como os samurais. Afinal, é útil para absorver o suor.
O modelo básico é de fundo branco ou preto com bola vermelha fazendo alusão a bandeira japonesa. Também é comum encontrar alguns modelos com kanjis inspiradores.
Existem várias formas de amarrar o hachimaki. O nejiri é muito usado em festivais quando o hashimaki é torcido e colocado em volta da cabeça.
Leia também
Saiba como a suástica budista acabou sendo desvirtuada pelo nazismo
Nunca chame alguém de kisama no Japão, saiba o motivo
Wagasa: a elegância e tradição da sombrinha japonesa
O mukou tem o nó na frente da testa e o kuwagata é mais usado por mulheres colocado como se fosse uma coroa.
Além do hachimaki tradicional, existem vários formatos, estampas e padronagens diferentes. É um item fácil de ser encontrado no Japão e muito usado por estrangeiros também.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.