Muita gente não gosta de carregar ou usar moedas, mas no Japão são fundamentais no dia a dia. Não tem como escapar.
Em um país onde dinheiro físico ainda domina, as moedas japonesas são úteis em máquinas automáticas, para facilitar o troco e mais. Conheça os tipos disponíveis e suas características.
Ichi En Dama
A moeda de um iene é pequena com 20 mm de diâmetro e feita de alumínio. Portanto, é a mais leve. Na frente podemos ver o ano de produção e valor. Na parte de trás pode-se ler Nihon-ku no topo e folhas de uma árvore jovem não especificada.
Go En Dama
É a moeda japonesa de cinco ienes e tem um furo ao meio. Feita de níquel, tem o desenho do trigo do arroz na parte de trás e o ano de produção. Na frente o valor não é numérico, mas em extenso.
Jyu En Dama
O valor é de dez ienes e tem a figura de um templo Byodo-in e simboliza poder, modernização e beleza na época que Kyoto era a capital do Japão. É feita de cobre.
Go-jyu En Dama
Vale 50 ienes e é feita com mistura de níquel e cobre. Tem um furo ao meio para diferenciar da moeda de 100 ienes, pois tem as mesmas cores.
O desenho na parte de trás é do crisântemo e representa a realeza. Também é símbolo de longevidade.
100 ienes
A moeda de 100 ienes tem o desenho da flor de cerejeira e é feita de uma mistura de níquel com cobre.
500 ienes
É a maior e mais grossa com 2 mm. Os desenhos misturam folhas de bambu, árvore kiri (imperatriz-real) e laranjeira.
As madeiras desses três elementos são comumente usadas no Japão e tem um valor alto na sociedade japonesa.
Leia também
Motivos do Japão ainda usar dinheiro em espécie
Quem são as personalidades das novas cédulas de dinheiro do Japão?
Tecnologia no Japão: todas as konbinis automatizadas até 2025
As moedas japonesas ficaram populares entre os séculos 7 e 9. Antigamente eram produzidas com metais nobres e indicavam seu valor. Prata, ouro e bronze eram usados. Já as moedas de ouro tinham em média 1.5 gramas de metal puro.
As moedas japonesas escurecem de acordo com o tempo, principalmente as de cinco e dez ienes. Mergulhar em solução com vinagre ou shoyu devolve a cor natural, já que a acidez reage com os metais.
A moeda de cinco ienes tem um buraco ao meio por conta de razões financeiras. Passou a ser produzida em 1949 e o Japão lidava com escassez de metais depois do fim da II guerra.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.