O primeiro-ministro Shinzo Abe igualou a marca de Hirobumi Ito (da era Meiji – 1868-1912) a estar mais tempo no cargo. Hirobumi Ito serviu de dezembro de 1885 a abril de 1888.
2.720 dias no poder
No dia 02 de maio de 2019, Abe completou 2.720 dias no cargo pelo Partido Liberal Democrata (LDP).
Além disso, no dia 24 de agosto, ele passará Eisaku Sato, que chegou a servir 2.798 dias e é o segundo da lista dos primeiros-ministros a mais tempo servindo o governo japonês.
Confiança
Shinzo Abe deu declarações aos periódicos e agradeceu ao suporte do público nas cinco últimas eleições. Ainda afirmou estar comprometido em cumprir suas responsabilidades.
Os críticos e especialistas justificam a meta alcançada a uma economia forte e oposição fragmentada na Dieta japonesa.
O secretário chefe do gabinete Yoshihide Suga exaltou sua liderança forte e revigoração da economia.
Críticas
Ainda assim o primeiro-ministro ainda enfrenta críticas da oposição por conta de seus desejos em rever a constituição pacifista, não ter resolvido os sequestros pela Coreia do Norte ou as questões territoriais com a Rússia.
Shinzo Abe
Nascido no dia 21 de setembro de 1954, Shinzo Abe tem 64 anos de idade e nasceu em Tokyo. É casado com Akie Abe desde 1987.
Se formou em 1977 na Universidade Seikei em ciências políticas. Além disso, foi eleito membro da casa dos representantes em 1993 e presidente do LDP em 2006.
Seu pai Shintaro Abe era ministro das relações estrangeiras, além de ser figura líder do LDP. Já sua mãe Yoko Kishi era filha do político Nobosuke Kishi, que foi primeiro-ministro do Japão.
Abenomics
Está no poder como primeiro-ministro desde 2012 e ficou responsável por recuperar a economia com seu pacote que ficou conhecido como Abenomics.
Outra medida muita famosa foi o womenomics em que incentivou a entrada de mulheres no mercado de trabalho.
Atualmente a taxa de trabalhadoras bateu recordes com números positivos, segundo o governo japonês.
Leia também
Quem são as personalidades das novas cédulas de dinheiro no Japão
Ilha Ryukyu, conheça a história do reino de Okinawa
Sistema judicial japonês: entenda como funciona a justiça no país
Um dos maiores desafios de seu mandato está resolver o problema do envelhecimento da população japonesa, falta de nascimentos e de mão de obra no Japão.
Além disso, suas metas incluem crescimento sustentável da economia e implementação da sociedade 5.0.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.