Tsuta: restaurante de ramen com estrela Michelin no Japão

O restaurante Tsuta em Tokyo ficou famoso por ter sido o primeiro especializado em ramen a ganhar estrela Michelin em dezembro de 2015.

Tsuta

fachada do restaurante

Da noite para o dia virou um dos mais disputados do Japão e com a fama de ter o melhor ramen da cidade. O Tsuta é do chef Yuki Onishi e inaugurou seu restaurante em 2012.

Além disso, antes de ter sido recompensado com a estrela já era frequentado por críticos de gastronomia e ganhou alguns prêmios.

A comida premiada e preços baratos atraíram muitas pessoas. Atualmente os pratos custam entre 1.000 a 2.000 ienes sem toppings adicionais.

O restaurante tem três tipos de caldos tradicionais. A base de shoyu, shio e missô. O shoyu usado é maturado por dois anos em Wakayama e o sabor é descrito como intenso.

O shio é a base de molusco japonês e recebe sal marinho de Okinawa e da Mongolia tornando o sabor harmonioso. O missô é de Tokushima.

O ramen mais procurado é o shoyu com trufas pretas (cogumelo raro).

Ramen com caldo trufado.
Ramen com caldo trufado.

Como conseguir um lugar?

O processo é longo, mas vale a pena. Cada hora do dia tem um bilhete de cor diferente (válido apenas no dia) e é entregue apenas a uma pessoa, mesmo se estiver em grupo.

Ele custa 1.000 ienes (devolvido depois) e cancelamentos não são permitidos. Se pretender comer mais de uma porção, deve-se avisar na hora da distribuição dos bilhetes, pois a quantidade de pratos é limitada.

Bilhete Tsuta

A distribuição dos bilhetes começa a partir das 7hs de dia de semana e 6hs30min aos finais de semana.

Costumam esgotar as 10hs. Depois, é só voltar na hora combinada (11hs, 12hs, 13hs, 14hs, 15hs e 16hs).

Leia também

Ginza: o bairro de luxo e da culinária gourmet de Tóquio 

Descubra 7 comidas tradicionais para provar em Aichi 

Conheça 4 locais para comer cheesecake no Japão 

O local serve em média 70 refeições por dia e alguns pratos esgotam antes. Por isso, recomenda-se pegar o bilhete cedo.

Depois de entrar, o pedido deve ser feito através de uma máquina automática. O local comporta apenas nove pessoas por vez.

Endereço: 1-14-1 Sugamo, Toshima-ku, Tokyo. Plateau-Saka 1F. Fica a três minutos a pé da estação Sugamo. Fecha quarta-feira. Aceita apenas dinheiro.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link