O AI no Japão aos poucos evolui. Atualmente, o país está juntamente com a China na vanguarda das pesquisas em inteligência artificial.
Na China, por exemplo, já existe um apresentador virtual de notícias na televisão do país. O Japão por sua conta já possui um hotel com atendentes robóticos.
Além disso, o país se prepara para lançar uma série de novas tecnologias nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 incluindo o 5G e possibilitará muito mais avanços.
A projeção de alguns especialistas é que relacionamentos/convivência entre humanos e robôs ou inteligência artificial será algo normal por volta de 2050.
1. Saya
Desenvolvida pela TEL YUKA, Saya é uma estudante de 17 anos e um dos projetos mais antigos do Japão.
Curiosamente, seus criadores Teru e Yuka são casados. Por isso há uma espécie de relação familiar entre a jovem inteligência artificial e seus programadores.
É também um dos projetos mais ambiciosos em desenvolvimento. Premiada Miss iD em 2018, Saya foi inicialmente criada para testar a própria capacidade da empresa.
O programa foi tão bem sucedido que empresas e indústrias ofereceram recursos para expandir e potencializar o uso de Saya em outras áreas comerciais.
O objetivo é melhorar a tecnologia e permitir expressão de emoções, comunicação e aprendizado. Isso será possível graças a união da auto programação (Deep Learning Experience) e interface gráfica de usuários (GUIDE).
De acordo com os responsáveis pelo projeto, ela poderá falar, agir e se comportar de maneira independente e autônoma.
Espera-se que no futuro a garota virtual receba os estrangeiros nos aeroportos do país e também esteja disponível nas principais estações.
Assim como em centros comerciais e pontos turísticos, além de se comunicar diretamente por smartphones e outros dipositivos móveis.
Confira o <Twitter oficial Saya >
2. Imma
Ativa no Instagram desde 2018, Imma foi desenvolvida no computador por especialistas em modelagem da ModelingCafe Inc. a pedido de um produtor (Producer M).
Além do Instagram, a modelo virtual também possui uma conta no Twitter onde trabalha como olheira de novos talentos.
Entre seus gostos, aprecia a cultura e o cinema japonês. Em fevereiro 2019, a modelo foi capa da revista CG World com as modelos Mayben e Aria Asakawa.
O nome da modelo virtual surgiu inspirada na palavra japonesa “agora”, ima (今). Você pode acompanhá-la no Twitter <Twitter Imma> e no Instagram <Instagram imma>
3. Aoi Prism
Lançada ao mundo em fevereiro de 2019, Aoi Prism é uma jovem virtual de 20 anos de idade desenvolvida pelo coletivo YYZ.
Apesar de não pertencer ao mainstream, é uma influencer da moda de rua e da cultura pop do Japão.
Além de suas contas no Instagram e no Twitter, a jovem virtual já concedeu uma entrevista para a FashionSnap.com e KAY-YOU (ambas disponíveis apenas no idioma japonês).
Também é garota propaganda de uma série de grifes japonesas e de outros países, como Nφdress, Mikio Sakabe e DOLLS KILL.
Confira o <Instagram oficial Aoi Prism> e seu <Twitter oficial Aoi Prism>.
Leia também
Empresa japonesa combina inteligência artificial e hologradia 3D em personagem virtual
Inteligência artificial no Japão: país começa a investir em especialização
Shibuya Mirai: criança AI ganha cidadania japonesa
4. Liam Nikuro
Liam Nikuro é um jovem virtual, digital influencer e o primeiro humano virtual do sexo masculino no Japão.
Desenvolvido pela 1sec Inc, Nikuro é de Tokyo, mas divide o tempo entre a capital japonesa e Los Angeles.
Entre seus interesses estão a música, moda e a indústria do entretenimento. Dotado de inteligência artificial é capaz de gerar conteúdo para suas redes sociais, de acordo com uma reportagem do Japan Today.
Para acompanhar Liam Nikuro, confira: <Instagram oficial Liam Nikuro> e <Twitter oficial Liam Nikuro>
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.