Os meses mais quentes do Japão são marcados por diversos eventos. O hanabi é um deles e acontece de julho a agosto.
Hanabi
Os festivais de verão de fogos de artifício são comuns desde 1733, quando pessoas se reuniram para ver a queima de fogos do rio Sumida.
Aquele foi o primeiro evento público envolvendo queima de fogos, antes comum apenas para a elite.
Foi realizado em homenagem a um milhão de pessoas mortas no ano anterior devido a extrema pobreza e dificuldades da época.
Desde então, a queima de fogos virou um festival realizado todos os anos e famílias se reúnem para apreciar e confraternizar com amigos.
Os fogos japoneses são diferentes e todos atendem a um padrão específico de qualidade regulado por uma associação de pirotecnia. Por isso, são um espetáculo com formas e cores diferentes.
A roupa mais comum é o yukata, uma espécie de kimono de verão. Porém, não é regra. As pessoas preferem roupas confortáveis e causuais nos festivais.
Nos eventos o clima é marcado por celebração e comida de rua local. O conselho é chegar cedo, pois os melhores locais para ver os fogos acabam sendo ocupados rápido.
Leia também
Tanabata Matsuri: Conheça o significado deste festival e onde celebrá-lo (no Japão e no Brasil)
Festival do templo Jindai-ji é um dos maiores em homenagem ao daruma
A queima de fogos do rio Sumida continua sendo um dos mais tradicionais e populares do Japão. A explosão pode ser vista dos parques entre Ryogoku e Asakusa.
O Omagari National Fireworks é um dos mais bonitos, com competição de fogos e apenas os melhores.
Centenas de festivais acontecem por todo o Japão e cada região comemora em uma data. Vale a pena conferir alguns. Confira no link do texto abaixo:
É época de hanabi no Japão! Confira locais para ver exibições de fogos de artifício
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.