O kirigami é um trabalho artístico japonês e usa apenas papel, tesoura ou estilete em recortes estratégicos com encaixe.
Kirigami
Assim como acontece com o origami, o kirigami também tem origens religiosas provenientes do budismo e do shinto.
O kirigami era comumente ofertado aos deuses em templos e no século 17 foi reconhecido como forma de arte. Ele representa a perfeição, elegância e graciosidade.
As padronagens e desenhos podem virar cartões para presentear, assim como elementos decorativos.
Para formar a imagem tridimensional existe uma técnica com dobragem e encaixe. Não é costume usar cola ou outros recursos, por isso, a simetria é parte fundamental.
O papel ideal é o wagashi, pois a textura fina é boa para formar várias camadas e conseguir o aspecto tridimensional de kirigamis elaborados.
Porém, qualquer tipo de papel pode ser usado. Por exemplo, para fazer cartões, a cartolina ou papel de gramatura mais grossa são indicados. Depois de dobrar o papel, é só desenhar os padrões e recortar.
Um dos mais fáceis para iniciantes é o kirigami de floco de neve 2D. É ideal para treinar a precisão dos cortes e simetria.
Existem livros com desenhos kirigami para ajudar a desenvolver as habilidades, assim como diversos tutoriais pela internet. É relaxante, bom para cognição motora e para treinar a paciência.
Leia também
DIY iniciante: aprenda a fazer origami de estrela da sorte
3 motivos para você começar a fazer origami hoje
8 tutoriais de origami de Pokémon para fazer
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.