Kombucha: conheça mais sobre essa bebida tradicional japonesa

O kombucha ficou bem conhecido como uma bebida saudável nos últimos tempos. Porém, existe uma diferença entre o tipo ocidental famoso nos Estados Unidos e o oriental consumido tradicionalmente no Japão.

O kombucha japonês é feito de kombu, uma alga marinha. O ocidental é o chá fermentado com leveduras (SCOBY).

Segundo explicação de matéria do The New York Times, na Rússia, a palavra kombucha pode ser compreendida como chá de cogumelos fermentado. Esse acidente linguístico (falso cognato) é o responsável dos dois terem o mesmo nome e causar tanta confusão.

No entanto, no Japão, esse chá fermentado e probiótico é conhecido como kocha kinoko (chá preto de cogumelos).

Kombucha japonês

Kombucha de Hokkaido

O chá de kombu é um tipo meio salgado de cor amarelo claro. No Japão é encontrado em forma de pó e deve ser misturado em água quente.

O kombu é uma alga marinha que cresce nas pedras submersas e pode atingir até sete metros.

Kombu fresco

É um ingrediente básico da culinária japonesa, usado para fazer caldo dashi, consumido desidratado em sopas e em inúmeras preparações tradicionais.

Kombu desidratado

A alga marinha é rica em minerais (iodo e cálcio) e aminoácidos (ácido glutâmico) vindos do oceano e tem sabor umami, meio iodado e defumado.

As algas são colhidas entre julho a setembro e secam um dia inteiro no sol. É bom para o estômago e a algina (fucoidan) presente no kombu reduz a absorção de gorduras e colesterol.

95% de todo kombu produzido é de Hokkaido. Inclusive, a alga de Hokkaido é produzida há mais de 1,000 anos e durante o período Edo era transportado para todo o Japão.

De acordo com a região do Japão em que é produzido, o kombu ganha características únicas em relação a sabor e tamanho. Existem cerca de sete tipos que diferem por causa da qualidade da água e método de produção.

Leia também

4 chás japoneses para manter a saúde em dia 

Conheça 13 tipos de chá verde para provar 

7 curiosidades sobre o matcha muito legais 

O kombu cresce também na Rússia, China, Austrália, África do Sul, Canadá, Tasmânia e na Península Escandinava.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Kombucha japonês
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link