As medalhas olímpicas foram reveladas dia 24 de julho, um ano antes das Olimpíadas Tokyo 2020.
O design é assinado por Junichi Kawanishi e foi revelada em cerimônia com o comitê internacional, com a presença do presidente Thomas Bach e o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Medindo 85 milímetros de diâmetro, a parte de trás faz uma representação da deusa grega da vitória, Nike, em frente ao estádio panathinaikos, segundo o periódico The Guardian.
As medalhas foram produzidas com os componentes de metal (ouro, prata e bronze) retirados de 6.21 milhões de aparelhos eletrônicos doados em campanha iniciada em 2017.
Os organizadores afirmaram que nunca viram uma cidade tão bem preparada para o evento e os atletas terão uma experiência ótima.
O design da medalha foi escolhido entre mais de 400 opções propostas por estudantes e profissionais designers.
O ganhador Junichi Kawanishi declarou esperar que as medalhas possam representar o reflexo da glória e esforço dos atletas.
As fitas das medalhas terão padronagens e remeterão as técnicas de camadas usadas em kimonos.
Leia também
Olimpíadas Tokyo 2020: mais de 3 milhões de ingressos foram vendidos
Japão utilizará celulares para produzir medalhas olímpicas
Confira curiosidades dos jogos olímpicos de Tokyo 1964
Foram produzidas 5.000 medalhas ao total feitas 100% de materiais reciclados promovendo a sustentabilidade.
A meta foi completada em março e teve início em abril de 2017. Celulares, câmeras, notebooks e inúmeros dispositivos eletrônicos foram entregues em centros de coleta espalhados pelo Japão.
Foram recolhidos mais de 47 toneladas e mais de cinco milhões de celulares usados. Ao todo, 2.700 kg de bronze, 28.4 kg de ouro e 3.500 kg de prata.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.