Natto é superalimento e oferece benefícios para a saúde

O natto é um alimento probiótico considerado superalimento. A soja cozida passa por fermentação com inumeros benefícios.

Natto

Natto no hashi

Ele é fermentado pela bactéria Bacillus subtilis (variação do nattokin), por isso é um alimento probiótico.

Começou a ser comercializado no período Edo e passou a fazer parte do café da manhã dos japoneses.

Natto na palha

Essa bactéria é encontrada na superfície da palha de arroz. Por isso, a forma tradicional (wara natto) é deixar a soja enrolada na palha até que os carboidratos fermentem.

Consumo

No século 17, o natto era esmagado e adicionado ao missoshiru. Atualmente, é comum comer cru, servir com arroz e outras preparações. Aliás, vários pratos regionais usam natto.

Deve ser servido com shoyu, mostarda karashi ou ponzu. É comum consumir misturado com ovo cru e no sushi.

Tigela de natto com ovo cru e arroz

Superalimento

É considerado superalimento, pois tem propriedades nutricionais ricas. Inclusive, na época em que não existia geladeira e no inverno rigoroso, saber fazer natto era fundamental para a sobrevivência e foi única fonte protéica em tempos escassos.

Além disso, era/é barato e com excelente conservação em temperatura ambiente. 100 gramas contêm em média 212 kcalorias.

Ainda tem fibras, manganês, ferro, vitamina K, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina C, potássio, zinco, selênio, vitamina B6 e ácido fólico.

A vitamina K é importante para manter a densidade mineral óssea em mulheres depois da menopausa ou quem sofre de osteoporose. Ela ajuda o cálcio a ser absorvido pelos ossos.

Tem taxas altíssimas de absorção de nutrientes e de fácil digestão. Por isso, ajuda a eliminar flatulência e constipação por melhorar a flora intestinal, além de reduzir o colesterol e aumentar a imunidade.

Leia também

Hara Hachi Bu: aprenda a comer como os japoneses de Okinawa e se mantenha saudável 

Conheça 7 alimentos japoneses derivados da soja 

Entenda os tipos de tofu da culinária japonesa 

As isoflavonas protegem contra o câncer de fígado, próstata, do sistema digestivo e de mama. A enzima nattokinase ainda é anti-inflamatório, melhora do fluxo sanguíneo e problemas cardiovasculares.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Fontes: Nagata C, Wada K, Tamura T, et al. Dietary soy and natto intake and cardiovascular disease mortality in Japanese adults: the Takayama studyAm J Clin Nutr. 2017;105:426–431.

Kim JY, Gum SN, Paik JK, et al. Effects of nattokinase on blood pressure: a randomized, controlled trialHypertens Res. 2008;31:1583–1588.

Shimizu T. Health claims on functional foods: the Japanese regulations and an international comparison. Nutr Res Rev.2003 Dec;16(2):241-52.

Natto

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link