Nori: ingrediente fundamental da culinária japonesa cheio de benefícios

Existem mais de 20.000 espécies de algas marinhas, mas apenas uma pequena parcela é comestível.

O nori é feito de porphyra (kakuhoushi) e existem várias espécies derivadas. As mais comuns no Japão são porphyra yezoensis e porphyra tenera.

Nori

Nori fresco

Seu cultivo data do século 8 e apenas no período Edo passou a ser comercializado em folhas prensadas. A técnica mais tradicional era a pesca artesanal.

Pesca artesanal de nori

No entanto, atualmente, o nori é cultivado em fazendas aquáticas com técnica descoberta depois da II guerra mundial. Elas crescem em ambiente controlado suspensa por redes.

No Japão, mais de 600 km da costa são destinados a produzir mais de 350 milhões de toneladas de nori.

Fazenda aquática de nori

O processo de prensagem das folhas é parecido com o do papel reciclado. Depois podem ser torradas (yakinori) ou marinadas com óleo e sal (ajitsukenori).

Benefícios

Segundo a pesquisadora e bioquímica Hiroyuki Noda, o nori possui propriedades relevantes para a saúde.

Possui altas concentrações de proteína (25% a 50% do peso seco). Ainda tem taurina que ajuda a prevenir pedras na vesícula e controla os níveis de colesterol no sangue. Também tem niacina e ácido fólico.

É rica em potássio, cálcio (70 mg por 100 gramas), fósforo, ferro e outros minerais. Além disso, tem muita vitamina A, vitaminas do grupo B e vitamina C.

Leia também

Natto é superalimento e oferece benefícios para a saúde 

Algas marinhas: variedades e benefícios 

Benefícios do umeboshi para a saúde 

Segundo estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry, o nori é uma das principais fontes de vitamina B12 vegetal. Tem entre 54.5 a 58.6 microgramas de B12 por 100 gramas do peso seco.

É fonte de iodo, importante para quem tem hipotireoidismo e pode ser usado como substituto do sal, além de polifenóis e flavonóides.

Fontes: Abe S, Kaneda T (1973) Occurrence of γ-butyrobetaine in a red alga, Porphyra yezoensis. Bull. Jap. Soc. sci. Fish. 39: 239.

Kanazawa A (1963) Vitamins in algae. Bull. Jap. Soc. sci. Fish. 29: 713–731.

Noda H, Amano H, Abo K, Horiguchi Y (1981) Sugars, organic acids, and minerals of nori, the dried laver Porphyra sp. Bull. Jap. Soc. sci. Fish. 47: 57–62.

Noda H, (1993) Health Benefits and nutritional properties of nori. Journal of Applied Phycology. 5: 255-258.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Nori
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link